Tamanho do texto

Novidades da temporada, alguns gelados fizeram tanto sucesso que não vão derreter quando o verão passar

Na Mil Frutas, o sorvete de abacaxi com coentro foi um dos hits do verão
Tomas Rangel / Divulgação
Na Mil Frutas, o sorvete de abacaxi com coentro foi um dos hits do verão
Não é novidade que todo fruto da natureza tem sua fase de glória. Com raríssimas exceções, o período em que frutas, verduras, legumes desfilam exuberância máxima e dão que nem chuchu na serra (sem trocadilho) varia com as estações . A hora de consumi-los é essa. Estão mais baratos, bonitos, no ponto perfeito. Os sorvetes, sobremesa mais festejada do verão, seguem o mesmo ritmo. Seus produtores aproveitam a temporada para lançar sabores com o melhor de cada ingrediente e, de quebra, ainda testam se a novidade vai emplacar.

Uma das campeãs nesse tipo de comportamento é a carioca Mil Frutas, com lojas também nos arredores do Rio de Janeiro e em São Paulo. Seus gelados de sabores inusitados fazem sucesso há mais de 20 primaveras. Neste verão, abacaxi com coentro ( foto cima ); maracujá com mel e alecrim; hortelã; limão siciliano com framboesa; e grapefruit com espumante rosé ( foto abaixo ) estão refrescando a vida de muita gente.

Grapefruit com espumante rosé, outra delícia da Mil Frutas
Tomas Rangel / Divulgação
Grapefruit com espumante rosé, outra delícia da Mil Frutas
Mais do que agradar, as novidades propiciaram o surgimento de novas modinhas gastronômicas. Para comemorar o aniversário de seu estúdio, a fotógrafa Carol Gherardi comprou caixinhas do sorvete feito com vinho espumante e o serviu em taças de champanhe. "Ninguém acreditou", diverte-se a moça. O sucesso foi tão grande que a novidade se espalhou pela capital paulista. "Virou hit nas festinhas das minhas amigas", diz. "Fala se não é demais brindar com uma tacinha de sorvete?"

Mas o sabor sazonal que mais fez sucesso foi o de framboesa com limão. Arrebatada pela combinação de notas cítricas e fruta vermelha e com medo que ele saia de linha, Sílvia Checchia já providenciou o estoque para não passar aperto nos meses seguintes. "Meu freezer está lotado. E ai de quem mexer nos meus isopores!"

O que a arquiteta não sabe é que, como ela, muita gente gostou da mistura e tudo indica que o sorvete vai entrar de vez para o cardápio da casa. A carreira dos gelados de pé de moleque e quindim da Mil Frutas começou da mesma forma. Ambos foram criados para animar as festas de São João, mas a aceitação foi tamanha que eles pularam a fogueira junina e entraram de vez para o calendário anual. A próxima aposta da marca é para o Carnaval. Caju com cachaça e açaí com guaraná e granola prometem disposição redobrada aos foliões. A dica para repor as energias no day after são os especiais figo com água de coco; maracujá com capim santo; e laranja com gengibre. Depois das cinzas, os sabores voltam para o barracão por mais um ano.

Os fãs do picolé de limão siciliano com iogurte da Diletto, por sua vez, podem dormir em paz. Lançado em todo o Brasil, junto com o de maracujá, para substituir os sabores tiramisù e capuccino -- que, convenhamos, combinam pouco com a estação --, o sorvete no palito rapidamente assumiu a liderança de vendas. Num período de trinta dias, 150 000 unidades desse sabor refrescaram o país. E para o bem de todos e felicidade geral da nação, o proprietário da marca avisa que, sim, ele fica!

Amor de verão na Stuzzi: menta e limão siciliano. Será que ele sai de cena?
Divulgação
Amor de verão na Stuzzi: menta e limão siciliano. Será que ele sai de cena?
Na recém-inaugurada Bacio di Latte, em São Paulo, a sazonalidade também deve ser a grande responsável pelas variações do cardápio. Focados nas frutas da estação, Edoardo Tonolli e Nicholas Jhonston, proprietários da casa, prometem mudanças na carta a cada dois meses. No momento, o sabor que está virando a cabeça do consumidor é figo, mas já, já ele sai de cartaz. “As pessoas estão gostando muito, mas para estocá-los teríamos que botar produtos químicos na receita e não vamos fazer isso”, diz Tonolli. A próxima safra promete vir colorida de vermelho. “Deve entrar amora ou framboesa.”

Os sabores de fruta, aliás, têm cara de verão. Refrescantes, leves e pouco calóricos são ideais para aplacar o calor brasileiro sem comprometer o desfile de roupas de banho. A paulistana Stuzzi aproveita a época para reeditar os sorbetos do verão passado – sempre com ajustes para agradar o cliente. Exemplo disso é o de figo, que chega à vitrine em versão inédita. “Em 2010 ele era feito com vinho Marsala", diz o proprietário Alexandre Scabin. O outro amor de temporada responde pelo nome de menta e limão siciliano. Difícil acreditar, porém, que a clientela aceitará a saída de cena desse gelado. Mas isso só o tempo dirá.

Serviço:
Bacio di Latte . Rua Oscar Freire, 136, Cerqueira César, São Paulo, (11) 3662-2573.
Diletto . Cerca de 1000 pontos de venda em todo o Brasil.
Mil Frutas . Rua JJ Seabra, s/n, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, (21) 2511-2550. Mais 8 endereços.
Stuzzi . Rua Paulistânia, 450, Vila Madalena, São Paulo, (11) 3816-0279.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.