Sorvete com azeite

Restaurante em São Paulo harmoniza gelados cremosos e azeites especiais

Marcela Besson, IG São Paulo |

Tadeu Brunelli
A mistura de sorvete e azeite é comum na Itália, conhecida pela excelência na produção de ambos os produtos

Fez careta ao ler o título? Ok, a combinação é mesmo inusitada - ao menos para o paladar brasileiro. Mas, como vivemos tempos de interesse crescente pela prática da harmonização, vale dar uma esticada na leitura. Sem preconceitos.

Segundo o chef Julio Medeiros, do restaurante paulistano Oliva, a mistura de sorvete e azeite é comum na Itália, terra conhecida pela excelência na produção de ambos os produtos. Numa visita à Toscana, em 2008, o cozinheiro provou sorvete de baunilha regado com azeite típico daquela região. "Fiquei encantado", diz Julio. De volta ao Brasil, ele reproduziu a ideia num festival temático no Oliva, especializado em cozinha mediterrânea.

A história deu certo naquele ano e agora volta em edição especial no cardápio de verão. Em taças de dry martini, Julio serve um trio de sorvetes de sabores diferentes, cada um regado com um fio de azeite especial.

A bola de chocolate vem com azeite de pimenta. O resultado é picante e impactante na boca. A de baunilha recebe um fio de azeite toscano e uma pitadinha de flor-de-sal, num provocativo jogo de doce e salgado. Por último, o sorvete de morango acompanha pimenta-branca e azeite de baunilha. A harmonização custa 18 reais e é, no mínimo, curiosa. Um jeito de testar o paladar, descobrir novos sabores e possibilidades.

Para quem quiser fazer a experiência em casa, a dica do chef é primar por produtos de qualidade. "Escolha bons sorvetes, não muito doces, e azeites que sejam, de fato, extravirgens e de boa procedência, como os da Espanha, Itália e Grécia", explica Julio. Coloque o azeite somente na hora de servir o sorvete, para que não perca o aroma. E, claro, use-o com parcimônia: uma colher de chá é suficiente para dar gosto sem deixar a sobremesa untuosa demais.

Oliva
Av. Nova Independência, 98, Brooklin, São Paulo, (11) 5505-4755

    Leia tudo sobre: azeitecomidadocedocesharmonizaçãosorvete

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG