Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Semente de papoula
Nome científico:
Papaver somniferum

Apresentação
Sementes de papoula azuis são consideradas "europeias", porque são o tipo mais encontrado nos pães, bagels e na confeitaria. Já as sementes de papoula brancas são conhecidas como "indianas", "do Oriente Médio" ou "asiáticas", uma vez que são características destas cozinhas. Há realmente muito pouca diferença de sabor entre os dois tipos, por isso o uso é mais uma questão de estética ou disponibilidade.

Usos
No Ocidente, a semente de papoula azul é utilizada principalmente na confeitaria e na panificação. Sementes de papoula pode ser polvilhada sobre o pão com mel, ou oferecer um belo contraste de textura também na manteiga frita. Pode ser adicionada a aletria ou outras massas. Dá sabor aos legumes e molhos, principalmente aspargos. Polvilhadas na salada de repolho, as sementes dão um contraste de cor e textura. Elas podem ser usadas sobre os pratos gratinados, e às vezes aparecem nos peixes. No Oriente Médio e na culinária judaica, as sementes estão nos pães, bolos e doces e, em muitas vezes são vistas nos pretzels. Crocante e saborosa, é usada em saladas, massas amanteigadas, pães, bolos, tortas, biscoitos, salgadinhos de queijo, salada de frutas e compotas.


No Oriente, é a semente de papoula branca que é utilizada. Chappatis (pão de trigo indiano) podem conter a semente, além de certas variedade de curries. Sua função no curry é oferecer textura. As sementes são utilizadas em todo chutney. O óleo das sementes de papoula, chamado pelos franceses de 'oillette', é utilizado para fins culinários e é um substituto para o azeite. A variedade europeia da papoula, Papaver rhoeas , é usada para fazer uma calda semelhante à de rosas, que é por vezes utilizada em sopas. Sendo difícil de moer, ela exige uma máquina especial. O xarope de papoula é feito a partir de flores da papoula rosa. Esta variedade é também conhecida como 'headache' (dor de cabeça), por causa do cheiro que provoca tontura momentânea.

Curiosidade
O nome da espécie desta planta, 'somniferum', significa "sono induzido", e é este efeito narcótico que tem incentivado o seu cultivo em algumas regiões. A variedade oriental rende muito ópio, e é cultivada expressamente para esta finalidade. Porém, a semente de papoula de uso culinário não possui nenhum dos alcaloides contidos no narcótico.

Nomes em outras línguas
Inglês: Poppy Seed
Francês: pavot somnifre, oeillette
Italiano: papavero