Tamanho do texto

A chef Samantha Aquim apresentou nessa quinta-feira o que irá servir aos convidados que passarão pelo evento

Tartiflette de gengibre com salmão e pérolas de shoyu será comidinha VIP no próximo Rock in Rio
Cristian Rodrigues/Divulgação
Tartiflette de gengibre com salmão e pérolas de shoyu será comidinha VIP no próximo Rock in Rio
Nada de cachorro-quente ou salgadinhos empacotados, comuns aos shows de rock. No lugar do fast-food, entram canapé de mil folhas de gorgonzola e mixed de nuts temperados com especiarias como canela, pimenta e noz-moscada. Tudo com apresentação impecável, claro. Para trazer ainda mais sofisticação e glamour a sua Área Vip, a organização do Rock in Rio escolheu um dos mais conceituados serviços de alta gastronomia do Rio de Janeiro para elaborar o cardápio do espaço: o bufê Aquim Gastronomia , comandado por Samanta Aquim.

Leia aqui: Tudo sobre o Rock in Rio

“É um serviço nunca visto em um festival de música. Estamos montando um verdadeiro hotel seis estrelas, com tudo o que o nosso convidado tem direito", diz Roberto Medina, empresário e idealizador do evento. O catering da produção e dos artistas ficará a cargo de outra cozinheira badalada: Monique Benoliel , do bufê que leva seu nome.

Curta a página do iG Comida no Facebook

Samantha Aquim testa os quitutes que servirá na área VIP do Rock in Rio
Cristian Rodrigues/Divulgação
Samantha Aquim testa os quitutes que servirá na área VIP do Rock in Rio
A chef Samantha Aquim ficou encarregada de elaborar o menu especial do bufê que será servido exclusivamente a quase 28 mil convidados do espaço VIP, ao longo dos sete dias do evento, conforme antecipou em degustação nesta quinta-feira (25), no hotel La Suite, na Joatinga. No total serão mais de duas toneladas e meia de comida por dia, 15 cozinheiros, 300 garçons e 30 opções de pratos, sendo que 15 foram desenvolvidos especialmente para o evento.

Siga o iG Comida no Twitter

“O cardápio é leve, mas com comidas que dão energia", diz a chef. "Criei o menu pensando na pessoa que chegará às três da tarde e só vai embora quando o último show acabar.” Mas nada de baixelas de prata em cima de fogareiros na grande mesa. “Todas as comidas devem ser práticas, em pequenas porções. Ninguém quer ficar perdendo tempo para comer."

Durante todo o festival, estações fixas servirão o menu de “boas-vindas” -- composto por queijos, presunto cru, azeitonas pretas, minicenouras, tomate seco, pães variados e pastinhas de cebola, berinjela e ervas. Além disso, garçons vão circular com hambúrgueres desconstruídos, sanduíche criado especialmente para a ocasião. “É uma fatia de pão coberta com a carne e uma flor de queijo cheddar”, diz a chef, que já assinou cardápios de camarotes de carnavais e de eventos da FIFA .

Veja aqui: receita de ganache chocolate amargo com mel de Samantha Aquim

A partir das 16 horas, entra em cena o serviço de pratos quentes. Dentre as criações do bufê Aquim merecem destaque o risoto de bacalhau com gengibre e folhas de manjericão; arroz negro com cordeiro, tartiflette de gengibre com salmão e pérolas de shoyu; e mousseline de batata baroa com óleo de trufas e lascas de cordeiro. Tudo em mini porções. Para acompanhar, salada verde e massas (penne ao creme de funghi e capelleti com molho de tomate natural). “Os pratos irão mudar todos os dias”, avisa Samantha.

Para a alegria de muitos, a sobremesa estará disponível durante todo o evento. As guloseimas serão brigadeiro de colher , mini tortas de limão, frutas vermelhas, pistache, pecan pie e nozes. Ainda haverá uma estação com degustação de café brasileiro, biscoitos de polvilho e picolés de frutas, para dar clima carioca ao evento.

Aprenda a fazer: brigadeiro e outro doces de colher

“Vamos servir comida brasileira com um toque sofisticado”, diz a chef. Ela garante que acompanhará tudo de perto, na cozinha da área VIP. “Gostaria de assistir ao show do Coldplay, mas não posso dar mal exemplo. Porque se pegar alguém da minha equipe dando volta, não vou achar a mínima graça!”

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.