Tamanho do texto

Comensais poderão levar para casa receitas que têm história e muito carinho

Denis Rezende, do Restaurante e Wine Bar Café Journal, organiza uma mostra diferenciada entre 27 de março e 20 de abril, na qual 8 dos grandes chefs de São Paulo irão expor o utensílio de cozinha que mais marcou suas carreiras, além de darem receitas cheias de memórias afetivas.

*Confira os utensílios expostos no Café Journal, na galeria de imagens

Mais do que objetos de trabalho, estes chefs guardam preciosas relíquias, que foram herdadas de seus antepassados. São eles: Andrea Kauffman, que exibirá sua grelha de ferro; Benny Novak mostrará o moedor de carne herdado da bisavó polonesa; Daniela França Pinto tem um maçarico de estimação; Fabiana Caffaro guarda com carinho um antigo tostex, o mesmo que sua mãe usava para fazer sanduíches; Ivan Achcar não larga seu rolo de massa de macarrão, presente da bisavó; Leonardo Botto exibirá uma panela pequena de aço e cobre; Mariana Valentini é a atual guardiã de um tacho de cobre, que pertencera à esposa do avô materno; e Rodrigo Oliveira, com seu pilão de madeira.

Em entrevista, o chef Ivan Achcar, do Café Journal, conta que seu rolo de macarrão foi presente direto da bisavó materna, nascida na Itália e radicada no Brasil. "O rolo foi feito no começo do século XX, por volta de 1910. Minha bisavó sempre cozinhava para a família toda e mandou fazer o utensílio em terra brasileira", conta Ivan. "Faz uns três anos, mais ou menos, que a relíquia está comigo. E, apesar da 'idade' do rolo, eu o uso com frequência, pois cozinho para a família. Além do presente, minha bisavó me ensinou diversas receitas. Se durar, pretendo deixá-lo para o próximo cozinheiro da família", completa o chef.

O Restaurante e Wine Bar Café Jornal fica à Alameda dos Anapurus, 1121, Moema, em São Paulo. A entrada para a exposição é gratuita. 


Leia mais sobre: Utensílios de cozinha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.