Tamanho do texto

Ingredientes sem nenhuma vocação gourmet e de baixo custo viram pratos deliciosos nas mãos de chefs experientes

Penne com presuntada e ervilhas: todos os ingredientes podem ser encontrados no mercadinho
Roberta D'Angelo
Penne com presuntada e ervilhas: todos os ingredientes podem ser encontrados no mercadinho
No mês de agosto, três restaurantes paulistanos ( Carlota , Boa Bistrô e Capim Santo ) participaram do dia do miojo , incluindo em seus menus receitas que tinham o macarrão instantâneo como ingrediente principal. Os gastrochatos e gourmets torceram o nariz, mas o fato é que a promoção foi um sucesso, com centenas de clientes lotando as mesas das casas de Carla Pernambuco, Tatiana Szeles e Morena Leite no almoço e no jantar para comer um caprichado prato de noodles industrializados. Durante o dia, a palavra miojo esteve entre os mais citadas no Twitter, entrando na lista de trending topics do microblog.

Leia também: Quatro receitas rápidas e baratas com miojo

Inspirado nesse surpreendente êxito, o iG Comida pediu para outros chefs de São Paulo algumas receitas elaboradas com ingredientes de baixo apelo gastronômico, como presuntada, flocos de milho e salgadinhos de pacote. Como resultado, conseguimos compor uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa. São gostosuras de baixo custo, execução simples e paladar delicioso. Agora, você não precisa mais ir aos caros empórios para comprar iguarias extravagantes quando quiser servir um jantar saboroso e criativo. Pode se abastecer na vendinha ali da esquina ou no velho e bom supermercado mesmo.

Curta o iG Comida no Facebook e siga no Twitter

Sanduíche de nuggets é lanche charmoso e fica pronto em cinco minutos
Roberta D'Angelo
Sanduíche de nuggets é lanche charmoso e fica pronto em cinco minutos
O menu se inicia com canapés que são nada mais do que salgadinhos de pacotinho incrementados: barquetes de Fandango com creme azedo e vinagrete de abacate , receita sugerida pelo chef Edu Vitelli, do Ciao! Vino & Birra , no Paraíso (Rua Tutoia, 451, tel. 11 2306-3561). Na hora do prato principal, é a vez de uma dica da chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça , no Centro (Avenida Ipiranga, 200, tel. 11 3257-2016). Ela indica uma receita que aprendeu com sua avó: penne com presuntada e ervilhas .  A presuntada enlatada pode ser substituída por prosciutto de Parma e as ervilhas podem dar lugar a pontas de aspargos verdes, mas isso com certeza vai multiplicar por dez o valor dos ingredientes.

Leia também: As práticas receitas de liquidificador

Se você prefere algo ainda mais simples, Janaína tem outra sugestão: um sanduíche de nuggets de frango. “Os funcionários do Bar da Dona Onça costumavam comer isso antes de começar a trabalhar e eu nunca me interessei. Quando provei, resolvi dar uma turbinada e incluí folhas de alface, rodelas de tomate e anéis de cebola roxa temperados com flor de sal, azeite de oliva e limão. Ah, e uma boa dose de maionese!”, diz a chef. Os nuggets podem ser assados ou fritos e o pão, francês e sem miolo, deve ser levemente borrifado com água antes de ir ao forno para não ressecar enquanto é aquecido para ficar mais crocante.

Veja aqui: Panqueca doce e salgada

Para arrematar a refeição, quem sugere uma sobremesa rica em sabor e fácil de fazer é a chef do restaurante Amici , no Itaim (Rua Araçari, 200, tel. 11 5641-9119), Renata Cruz: cheesecake de Nutella com base de Sucrilhos . “O segredo dessa receita é misturar cream cheese e queijo branco processado no recheio”, revela Renata.

O cardápio prova que, quando trabalhados por chefs experientes, técnicos e intuitivos, até ingredientes sem nenhuma vocação gourmet e de baixo custo podem originar pratos deliciosos. Da mesma forma que, nas mãos cozinheiros de pouco talento, escalopes de foie gras e caudas de lagosta ficam intragáveis.

Comprove você mesmo com as receitas a seguir:

Entrada: Barquetes de Fandango com creme azedo e vinagrete de abacate
Prato principal: Penne com presuntada e ervilhas
Sobremesa: Cheesecake com base de Sucrilhos

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.