Tamanho do texto

Aprenda a fazer cinco receitas campeãs de audiência em telenovelas brasileiras

Não bastassem os caprichados cafés da manhã de novela, com impressionante variedade de pães, bolos e coloridas bandejas de frutas frescas, vez por outra uma receita chama a atenção do telespectador comilão. São petiscos, sanduíches ou doces que ganham força (e dão água na boca!) por conta do carisma do personagem. Numa brincadeira para lá de saborosa, O iG Comida selecionou alguns quitutes que marcaram a televisão brasileira e sugere restaurantes da vida real em que eles poderiam estar. Quem preferir, pode preparar o prato em casa e comer na frente da TV. Plim, plim!

Fabíola (Roberta Rodrigues) é a quituteira do Bar do Gabino (Guilherme Piva), em Insensato Coração
TV Globo/Divulgação
Fabíola (Roberta Rodrigues) é a quituteira do Bar do Gabino (Guilherme Piva), em Insensato Coração

Toda novela que se preze tem um núcleo popular animado. Em Insensato Coração , de Gilberto Braga, em exibição na TV Globo, no horário das 21 horas, o bar do Gabino (Guilherme Piva) vive lotado por conta dos bolinhos de bacalhau preparados por Fabíola (Roberta Rodrigues). A nova coqueluche da casa, na trama, são os bolinhos de feijoada, recheados de couve e bacon. O primeiro só pode ser do paulistano Bacolheiro e o novo, coisa da Kátia Lopes, do Aconchego Carioca.

Raquel Acioli, pesonagem de Regina Duarte em Vale Tudo, mudou de vida fazendo sanduíche natural
Divulgação/Basilio Calazans
Raquel Acioli, pesonagem de Regina Duarte em Vale Tudo, mudou de vida fazendo sanduíche natural

Raquel Acioly, personagem de Regina Duarte em Vale Tudo, de Gilberto Braga, 1988, retransmitida pelo canal a cabo Viva, refaz a vida com sua empresa de catering, Paladar. Mas a virada da ex-guia de turismo começa com a venda de sanduíche natural nas areias do Rio de Janeiro. Nossas sugestões para brincar de anos 80 com um toque de chef são o de atum da Lanchonete da Cidade , em São Paulo, o de kani com cream cheese da carioca Bibi Sucos , e o de peito de peru com mussarela de búfala da The Fifties . Para elenco nenhum botar defeito!

Foguinho, o personagem trambiqueiro de Lázaro Ramos, que adorava profiteroles
TV Globo/Márcio de Souza
Foguinho, o personagem trambiqueiro de Lázaro Ramos, que adorava profiteroles

Em Cobras & Lagartos , de João Emanuel Carneiro, transmitida em 2006 pela TV Globo, o trambiqueiro Foguinho (Lázaro Ramos) é maluco por profiteroles. Ele abusa da bombinha recheada de sorvete com calda de chocolate quente em seus dias de riqueza, mas continua fiel à ela quando perde tudo. No fim da novela, vende o doce em uma barraquinha de rua, no centro do Rio de Janeiro. Em nosso cardápio, os profiteroles também estão na região central, só que na de São Paulo, no restaurante La Casserole .

Em Caminho das Índias, Ashima, personagem de Mara Manzan, fez o samosa virar hit nacional
TV Globo/João Miguel Júnior
Em Caminho das Índias, Ashima, personagem de Mara Manzan, fez o samosa virar hit nacional
Quem pensa que pastel é quitute exclusivo do Brasil, muito se engana. Em Caminho das Índias , de Glória Perez, veiculada pela TV Globo, em 2009, Ashima (Mara Manzan) encanta com a versão indiana de vegetais, o samosa. O petisco não pode faltar também na casa de Opash (Tony Ramos). No Brasil da vida real, o do paulistano Tandoor faz qualquer um carregar na maquiagem e ensaiar passos de dança do ventre.

Dona Jura, personagem de Solange Couto, fazia sucesso com os pastéis
TV Globo/Gianne Carvalho
Dona Jura, personagem de Solange Couto, fazia sucesso com os pastéis
É impossível assistir à novela O Clone , de Glória Perez, de 2002, em reprise na TV Globo durante a tarde, sem ficar com vontade de comer pastéis. Vendidos no bar de Dona Jura (Solange Couto), vem embalados por animados pagodes e muita cerveja gelada. Parecem tão gostosos que lembram o de carne assada do Benditho Bar , na Tijuca, zona Norte carioca.

Serviço:
Aconchego Carioca

Rua Barão de Iguatemi, 379, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, RJ, tel. (21) 2273-1035

Bacalhoeiro
Rua Azevedo Soares, 1580, Tatuapé, São Paulo, tel. (11) 2293-1010

Benditho Bar
Rua Baltazar Lisboa, 47, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, tel. (21) 2208-2346

Bibi Sucos
Rua Cupertino Durão, Leblon, 81, Rio de Janeiro, RJ, tel.  (21) 2259 4948. Mais dez endereços no Rio de Janeiro. 

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGCompLinks_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1597058054089&_c_=MiGCompLinks_C La Casserole
Largo do Arouche, 346, Centro, São Paulo, SP, tel. (11) 3331-6283. 

Lanchonete da Cidade
Alameda Tietê, 110, Jardins, São Paulo, SP, tel. (11) 3086-3399. Mais dois endereços em São Paulo.

Tandoor
Rua Dr. Rafael de Barros, 408, Paraíso, São Paulo, SP, tel. (11) 3885-9470.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGCompLinks_C%2FMiG_Detalhe&_cid_=1597049843556&_c_=MiGCompLinks_C

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.