Tamanho do texto

No menu, pratos salgados indianos e ingleses, clássicos da confeitaria francesa e cupcakes para as crianças

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535098260&_c_=MiGComponente_C

A programação do Casa Boa Mesa ¿ que até o dia 6 de dezembro reúne gastronomia, decoração e arquitetura, no Jockey Club de São Paulo ¿ oferece aulas, oficinas e degustações com alguns chefs e especialistas. Com duração de até duas horas, as palestras, se forem bem conduzidas, ajudam a aprender truques e segredos. Da agenda desta semana, o iG Gourmet pinçou quatro atrações com repertórios bem distintos. Todos os pratos podem ser provados pelos alunos ao final de cada palestra.

Veja também:
A entrada no Casa Trio, onde ocorre o Boa Mesa, custa até 40 reais. Vale o investimento?

Receitas inglesas tradicionais, com Ryk Preen e Ana Claudia Laforga

O chef inglês Ryk Preen cresceu em Bristol, no sudoeste da Inglaterra, onde aprendeu a cozinhar com a avó. Junto com a mulher, a paranaense Ana Claudia Laforga, decidiu abrir uma casa especializada em tortas, em São Paulo. A Pie in the Sky foi inaugurada há cerca de um ano. Tudo é muito tradicional, à moda inglesa. Os brasileiros estão acostumados com muito mais açúcar, mas nós fazemos a torta de maçã, por exemplo, aproveitando apenas o açúcar natural da fruta, senão o prato seria descaracterizado, conta Ana Claudia.

Por que ir: nesta terça, a dupla prepara o chamado lancashire hotpot, um prato tipicamente galês feito com carne de cordeiro e batata assada, e o beef wellington, um filé mignon com minicebolas, cogumelos paris frescos, patê de fígado e envolvido por uma massa. Preen avisa: pretende mostrar aos brasileiros que a culinária inglesa também é excelente.

Quando: 10 de novembro, 15h às 17h.


Receitas Indianas, com David Hertz

Formado na primeira turma de Gastronomia do Senac, David Hertz dá aulas de culinária asiática na universidade Anhembi-Morumbi. Em 2008, recebeu o prêmio Melhores da Gastronomia, da revista Prazeres da Mesa, na categoria Responsabilidade Social na Alimentação pelo projeto Gastromotiva . Trata-se de uma ONG voltada à profissionalização de jovens, que aprendem a cozinhar e trabalham com isso. Já há 40 unidades da cidade.

Por que ir: na quarta-feira, dia 11, Hertz vai trabalhar com pratos indianos. Divididos em grupos, os alunos aprenderão a preparar ¿ e, de fato, vão cozinhar ¿ dois tipos de biryani ¿ prato de influência árabe que pode ser feito de cordeiro, de frango ou até de legumes. Os inscritos também terão a oportunidade de conhecer produtos típicos da região central da Índia, fazendo dois tipos de massalas, uma mistura à base de especiarias secas, utilizada normalmente para incrementar comidas e bebidas.

Quando: 11 de novembro, 17h às 19h.


Pâtisserie francesa, com Cris Maccarone

Cris Maccarone, descendente de italianos e apaixonada pela gastronomia francesa, atua na área há seis anos. É especializada em pâtisserie. Dá aulas na escola Madame Aubergine , na Villa Gourmet e também é responsável pela disciplina de marketing aplicado à gastronomia, na Anhembi-Morumbi.

Por que ir: na sexta-feira, a chef ensinará a preparar clássicos da confeitaria francesa. Primeiro, um pudim de pão au chocolat e, em seguida, verrines (doces servidos no copo) de cereja com creme de baunilha.

Quando: 13 de novembro, 19h às 21h.



Oficina de cupcakes para crianças, com Renata Sereguetti

Formada em gastronomia pelo Senac de São Pedro, Renata Sereguetti é uma das sócias da Lovecupcakes , confeitaria especializada nos minibolinhos de coberturas coloridas. Além de vender os doces sob encomenda, a Lovecupcakes oferece oficinas exclusivamente para crianças. Essas aulas já viraram até programação de festa infantil.

Por que ir: no sábado, Renata vai promover a experiência lúdica entre pais e filhos. Com a supervisão dos mais velhos, os pequenos farão a massa e também irão decorar os bolinhos. Sim, todo mundo vai provar no final.

Quando: 14 de novembro, 14h às 16h.

Leia mais sobre: Casa Boa Mesa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.