Tamanho do texto

Entenda de onde vem o hábito. E mais: conheça outros animais que simbolizam a data

Coelhos de chocolate da confeitaria Ofner, em São Paulo, sucesso há mais de 40 anos
Divulgação
Coelhos de chocolate da confeitaria Ofner, em São Paulo, sucesso há mais de 40 anos
No mundo todo, é difícil encontrar quem não se renda ao sabor de uma barra de chocolate. E quando a Páscoa vem chegando, pronto! É época de passear por supermercados com tetos abarrotados de embrulhos coloridos, de encomendar doces caseiros ou uma versão mais bacana, com cara de presente de aniversário. Mas por que será que comemos ovos de chocolate na Páscoa?

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER


"O costume de presentear com ovos vem desde a antiguidade”, afirma Karen Bressan, professora do Centro Universitário SENAC, Campus Águas de São Pedro. Segundo ela, fazia parte dos festejos europeus de fim do inverno, estação que dificultava a produção de alimentos. “Na cultura chinesa, o costume de dar ovos de galinha cozidos e decorados, nas festas de primavera, também simboliza a valorização da vida, o renascimento e a ressurreição”, diz. Isso porque, de acordo com a especialista, esse ingrediente representa a renovação periódica da natureza.

Aprenda a fazer e a embalar:
ovo de colher recheado de brigadeiro

Acontece que, na Quaresma, o consumo de carne é proibido, e ovo, durante um período, também foi. “Uma teoria que podemos adotar pela escolha do chocolate para substituir os ovos de galinha é o fato de o produto ser considerado um alimento dos deuses, com grande valor entre os povos desde a sua descoberta”, afirma Karen.

Veja também: peixes para a Quaresma

Ovos de chocolate
Getty Images
Ovos de chocolate
Coelho no Brasil, peixe na França, galinha na Espanha
A festa de Páscoa foi oficializada no ano 325 d.C. e tem vários símbolos. “Todos em homenagem à ressurreição de Cristo, à vida”, explica Karen. O coelho reina na cesta de Páscoa brasileira e na imaginação da garotada. Entre os significados, está a reprodução e a fertilidade associada a ele. Mas outros animais também fazem parte das tradições de outros países. Sempre feitos de chocolate.

Faça você mesmo: trufa de chocolate e bombom trufado

Na França, por exemplo, nesta época do ano podem ser encontrados chocolates em formato de peixe. “Ele representando a fé das pessoas em Cristo ressuscitado”, diz a professora. “A pomba, por sua vez, apresentada em forma de colomba, simboliza a paz de Cristo e a presença do Espírito Santo.”

Aprenda a fazer e conheça a história: colomba pascal passo a passo

A confeitaria paulistana Ofner , além do tradicional coelho de chocolate, em cartaz há mais de 40 anos, faz o doce em formato de galinha, símbolo de Páscoa na Espanha. Uma possível justificativa para o símbolo é que, desde a antiguidade, os espanhóis costumam dar ovos de galinha decorados para comemorar a vida nesta data.

Mas, animais à parte, o importante, no mundo todo, é celebrar. Se possível com um chocolate irresistível, no formato que for.

Veja aqui: as novidades no mercado para a Páscoa 2012

Capriche no almoço de Páscoa: bacalhau perfeito

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.