Tamanho do texto

Mistura de pratos tradicionais e cozinha tecnológica no barcelonês Tapaç 24, do chef pop Carles Abellan

Tapas tradicionais mescladas com receitas mais inventivas eram o mote do Inopia, bar de Albert Adrià, o irmão de Ferran, fechado neste verão. A Barcelona turística perde um local de peregrinação (as filas eram insuportáveis), mas joga força em outro endereço, o excelente Tapaç 24, do chef Carles Abellan, ex-pupilo de Ferran no El Bulli. Menos famoso internacionalmente que a dupla Adrià, mas igualmente pop na Espanha, Abellan é chef do endereço que tem a proposta semelhante, mas é ainda melhor que o extinto Inópia. Ali, apresenta receitas tradicionais impecavelmente executadas, feitas com ingredientes top e superfrescos, e pontua a carta com invencionices da moderna cozinha catalã.

Você pode comer pimientos de padrón (pequenos pimentões verdes grelhados na chapa), batatas bravas (batata frita com molhos aioli e de tomates picante), pão com tomate e jamón, alguns dos pratos mais comuns na Catalunha. De sobremesa, um moderno ganache de chocolate com azeite, sal e pão - mistura inusitada, que funciona maravilhosamente bem. Outras boas pedidas na linha cozinha moderna são o hambúrguer com foie e o biquíni, que é como eles chamam o misto-quente, que vem cortado na metade, como dois triângulos (daí o nome). No Tapaç (a grafia é homenagem ao idioma catalão), o sanduíche “normalzinho” é servido com recheio de trufas, delicioso. Veja receita abaixo , facílima desde que você disponha dos ingredientes certos, e mate um pouco a vontade em casa mesmo, caso não esteja com viagem marcada para Barcelona.

Mais um motivo para visitar o bar é o fato de que ele funciona ininterruptamente das 8 da manhã à meia noite, sem siesta, o pesadelo dos que têm fome fora de hora na Espanha. No começo do dia e no meio da tarde (depois das 16h) a chance de conseguir um lugar no balcão sem ter de esperar aumenta muito. Mas, ainda assim, aconselha-se ir munido de paciência. O Tapaç é um sucesso, como todos os projetos de Abellan, e uma chance de provar sua comida estrelada pagando preço de barzinho (a conta dificilmente sai por mais de 20 euros por pessoa).

Natural de Sabadell, perto de Barcelona, o chef tem diversos estabelecimentos na cidade. O mais premiado é o Comerç 24, seu restaurante gastronômico, com uma estrela Michelin – é da cozinha do Comerç que saem as receitas mais inventivas do Tapaç, como o misto-quente turbinado e a sobremesa de chocolate e sal de que falamos acima. O mais novo é o Bravo 24, restaurante do novo hotel W, inaugurado no fim do ano passado na ponta da praia da Barceloneta e um dos projetos mais polêmicos de Barcelona, já que mudou totalmente o skyline da cidade para quem a vê do Mar Mediterrâneo.

E o Inopia? Bem, os irmãos Adrià prometem para outubro a inauguração de um novo restaurante em Barcelona, onde seguirão servindo tapas e também carnes na parilla, peixes fritos e “montaditos” (os canapés espanhóis). Nome e endereço ainda não foram divulgados, mas iG Comida está de olho. Por enquanto, todos ao Tapaç!

Tapaç 24 . Diputació, 269, Barcelona, tel. (34) 934-880-977

RECEITA
Biquini de mussarela de búfala e jamón ibérico de bellota

Ingredientes

Pão de molde*
25g de mussarela fresca de búfala
20g de jamón ibérico de bellota
10g de pasta de trufas ou manteiga trufada (encontrada em empórios)
5g de manteiga
Azeite trufado

*Pão de molde: pão de fôrma fino e sem casca. Caso não encontre para comprar, corte as cascas de um pão de forma normal e amasse-o com um rolo de macarrão, até que fique fino.

Modo de preparo
Unte duas fatias de pão com a pasta de trufas, recheie com a mussarela previamente escorrida e o jamón cortado bem fino. Feche o sanduíche, unte o exterior com manteiga e leve à frigideira até que doure dos dois lados. Na hora de servir, acrescente um pouco de azeite trufado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.