Tamanho do texto

Chef francês que detém três estrelas no Michelin ensina alta gastronomia vegetariana

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535097679&_c_=MiGComponente_C

Hoje de manhã, a bordo de um colorido par de tênis All Star, o chef francês Alain Passard ¿ dono de três estrelas no Michelin ¿ deu uma aula de alta gastronomia no Grand Hyatt Hotel São Paulo. O grupo era composto de jornalistas, estudantes e educadores ligados à gastronomia. O iG Gourmet estava no encontro, que durou aproximadamente uma hora.. Só o chef cozinhou e nenhum dos convidados provou os pratos. .

No cardápio de hoje, só vegetais e ovos. Ao lado de uma assistente, Passard preparou um molho vinagrete versátil (com limão, azeite de oliva e mel), uma entrada com ovos semi-cozidos, sem clara, e molho de creme de leite e um sushi de legumes - cenoura, abobrinha e nabo, sem arroz .

Legumes com molho vinagrete

Sushi de legumes


A única regra do chef, durante a aula, foi usar e abusar da própria imaginação para criar. Sem especificar medidas, nem decretar quais legumes deveriam ser usados, Passard insistiu na ideia de que a alta gastronomia nasce no imaginário de cada um e é aprimorada, então, com técnicas profissionais.

Em francês, o chef contou a história de como passou a apreciar a comida vegetariana. "Os legumes me abriram portas incríveis. Basta eu olhar para um bowl repleto desses vegetais que minha imaginação viaja. Assim, posso usar os cinco sentidos para criar, com amplitude de formas, cores e sabores", comenta.

Prova disso é o sucesso de seu restaurante, o L'Arpege, em Paris, especializado na "cozinha de legumes", como define o chef-proprietário. O L'Arpege funciona há 24 anos, com menus que hoje variam entre 135 e 360 euros (valores entre 350 e 930 reais). A base é a comida de legumes e vegetais, mas ele também trabalha com pescados.

Alain Passard encerra na noite desta quinta-feira o ciclo de três jantares que realiza em São Paulo, no Hyatt. Até o momento, havia apenas uma mesa com quatro lugares disponíveis para apreciar o último econtro, "com a possibilidade de inclusão de uma quinta pessoa", segundo a organização do evento. O preço? A partir de 380 reais, por participante.

Serviço
Alain Passard, no Eau French Grill
(Grand Hyatt São Paulo)
Quando: 5 de novembro, a partir das 19h30
Onde: Avenida das Nações Unidas, 13.301 - Brooklin - São Paulo (SP)
Preço: a partir de 380 reais por pessoa.

Leia mais sobre: comida vegetariana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.