Tamanho do texto

Sanduíche feito com massa de pizza é boa opção para quando o grupo não chega a consenso sobre o sabor da redonda. Confira receitas

Prova da versatilidade do panino, na Forneria San Paolo o que mais sai é o de cheeseburguer
Divulgação
Prova da versatilidade do panino, na Forneria San Paolo o que mais sai é o de cheeseburguer
Mussarela, calabresa, portuguesa ou napolitana? Se está difícil o grupo decidir o sabor da pizza, a solução pode estar nos panini. Os sanduiches servidos em porções individuais são feitos com a mesma massa da redonda e assados em forno a lenha. Mas também podem ser preparados no forno convencional ou até mesmo na frigideira.

Com os condomínios cada vez mais equipados, não é difícil encontrar um forno bacana para preparar o sanduíche. “O melhor panino é feito em forno a lenha ou com revestimento de pedra”, diz Robert Miranda, do paulistano Melograno . A principal vantagem do primeiro é o inconfundível sabor defumado que a receita ganha. “Deixo seis minutos a 270 graus e, com a ajuda de uma espátula de pizza, viro várias vezes de lado para assar por igual”, diz o cozinheiro. Robert conta que a alta temperatura do forno é essencial para o cozimento uniforme do panino. “Se não receber o calor ideal, o recheio ferve e a massa rasga.”

Rodrigo Gonçalves, chef da Forneria San Paolo , em São Paulo, garante que a receita também pode ser feita em forno elétrico. “Nesse caso, é preciso aquecê-lo em mais de 200 graus e só colocar o panino dentro quando já estiver bem quente”, diz. O tempo de cozimento é o mesmo. “Em cerca de seis minutos o sanduíche está pronto.” Outra dica é montá-lo com a massa ainda gelada, recém-retirada da geladeira. “Assim, não corremos o risco de formar  bolhas ou queimar por fora e continuar cru por dentro”. No eletrodoméstico, como a distribuição do calor é homogênea, não é preciso virar o sanduíche de lado, durante o cozimento.

Curta a página do iG Comida no Facebook

O panino do paulistano Melograno é feito em forno a lenha, mas o elétrico também funciona
Divulgação
O panino do paulistano Melograno é feito em forno a lenha, mas o elétrico também funciona
Mais versátil do que pizza
Se na hora de assar a receita do panino é exigente, seu preparo é muito simples.

A massa é idêntica à de pizza, só que deve ser refrigerada. Depois de aberta com rolo, basta fazer um retângulo de cerca de 30 cm de largura, rechear e fechar. “É importante pressionar as laterais para não abrir com o calor”, afirma Robert. O passo seguinte é cortar com as sobras de massa das pontas que ficaram sem recheio, para vedar melhor.

Outra técnica é fazer a massa redonda, como se fosse um pão sírio, assar, cortar ao meio e só então rechear. Depois, forno novamente.

Engana-se quem pensa que os recheios de paninis estão restritos aos das pizzas. O carro-chefe da Forneria San Paolo é a prova da versatilidade: cheeseburguer com queijo cheddar. E as possibilidades não param por aí. Robert é fã da receita que leva ragu de cordeiro e já fez até com almôndegas e parmesão. Rodrigo só evita recheios secos. “Têm que ser suculentos ou cremosos. Queijo sempre dá certo.”

Preparos alternativos

Nem todos os panini são feitos com massa de pizza, apesar de o termo ser associado ao seu preparo mais famoso. Na própria Forneria San Paolo alguns são preparados com pão de miga – uma mão na roda para quem não tem tempo de fazer a massa. Outra saída prática é fazer a piadina , receita da região da Emilia-Romana preparada na frigideira, bem parecida com o panino.

O panino de presunto e queijo pode ser feito com pão de miga ou de forma
Divulgação
O panino de presunto e queijo pode ser feito com pão de miga ou de forma
Panini Alla Roma Cotto (de presunto e queijo)
Receita de Rodrigo Gonçalves, do Forneria San Paolo, em São Paulo, SP
Rendimento: 1 sanduíche

Ingredientes:
1 pão de miga cortado ao meio
100g de queijo prato fatiado
80g de presunto cozido fatiado

Modo de preparo:
Corte o pão de miga ao meio , dividindo a tampa da base, e leve ao forno para aquecer e dourar. Retire do forno e espalhe o queijo prato em uma das metades. Cubra com o presunto cozido em fatias. Repita o processo e tampe com a outra metade do pão. Leve ao forno novamente, por 2 minutos ou até o queijo derreter. Corte e sirva.

Dica do chef: o pão de miga pode ser substituído por pão de forma sem casca.

Siga o iG Comida no Twitter

Forneria San Paolo
Rua Amauri, 319, Itaim Bibi, São Paulo, SP, tel. (11) 3078-0099.

Melograno
Rua Aspicuelta, 436, Pinheiros, São Paulo, SP, tel. (11) 3031-2921.

Mais receitas de panino:

Panini de salsicha e queijo

Panini de presunto cru e alcachofra

Panini de atum em lata

Panini de cheesburguer

Panini de filé com rúcula

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.