Tamanho do texto

O doce de amendoim típico das festas juninas vai para a mesa em preparações sofisticadas. Confira receitas

Macarons: a receita francesa ganha sabor brasileiro com as paçoquinhas de amendoim
Rodrigo Zorzi/Divulgação
Macarons: a receita francesa ganha sabor brasileiro com as paçoquinhas de amendoim
É muito provável que você tenha uma memória de infância ligada à paçoca. Talvez você lembre de se fartar com os docinhos de amendoim em formato de rolha na festa junina do colégio. Ou com os quadradinhos, que vinham embrulhados em papel amarelo e vermelho, carro-chefe de qualquer cantina escolar que se preze. Mas muito além das versões industrializadas vendidas nos supermercados, agora a tradicional guloseima aparece em receitas mais elaboradas, em restaurantes e docerias.

Na sorveteria Mil Frutas, gelado de paçoca com pedaços de amendoim
Divulgação
Na sorveteria Mil Frutas, gelado de paçoca com pedaços de amendoim
A criação na confeitaria Fleur de Sucre, em São Paulo, conhecida pelos delicados bolos decorados, aconteceu meio por acaso. “Uma amiga encomendou um bolo de amendoim e decidimos usar paçoca na receita”, diz a chef Fabíola Gouveia. Hoje, o pão-de-ló é campeão absoluto em pedidos, e leva recheio de doce de leite. A decoração elegante, com fita de chocolate belga, eleva de vez o status do docinho típico das festas juninas.  Na rebarba do próprio sucesso, Fabiana lançou outras guloseimas com o ingrediente. "Fazemos trufa e brownie de paçoca."

Mas as possibilidades do doce parecem infinitas. Além de bolos,  viraram também bombons, cupcakes, brigadeiros e até mesmo batidinhas alcoólicas. Na sorveteria carioca Mil Frutas, um dos sabores de inspiração junina é o gelado de paçoca, com pequenos pedaços de amendoim. Rafael Barros, chef pâtissier da Opera Ganache, conta que o ingrediente se adaptou muito bem à tradicional receita francesa de macarons.

Boa notícia para os fãs do bom e velho docinho popular, que não terão que ficar horas na fila do supermercado para garantir seu quadradinho. Nem esperar junho para se lambuzar em amendoim processado com açúcar.  É só chegar no restaurante chique e fazer o pedido: " garçom, paçoca"!









Cupcake de paçoca, receita da La Vie en Douce
Divulgação
Cupcake de paçoca, receita da La Vie en Douce
Cupcake de Paçoca

Receita de Carole Crema, da La Vie en Douce, em São Paulo
Rendimento: 24 minicupcakes

Dica da chef: "Sugiro que este cup-cake seja feito em versão mini, pois ele tem sabor interno, além de ficar mais bonitinho em tamanho menor. Ideal para festas juninas e amantes de amendoim".

Ingredientes
Para a massa de paçoca:
80g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 ovos
1 gema
1 ½ xícara de paçoca
¾ de xícara de farinha de trigo peneirada
½ xícara de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal

Para a ganache fina:
3 xícaras de chocolate meio amargo (ou ao leite) em pedaços
30g de manteiga sem sal em pedaços
1 1/3 de xícara de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de glucose de milho

Modo de Preparo
Para a massa de paçoca:
Numa tigela, misture a manteiga, os ovos e a gema com um batedor de arame. Junte os demais ingredientes, mexendo bem até a mistura ficar homogênea.

Distribua as forminhas de papel na forma de minicupcakes e preencha com a massa apenas até três quartos da capacidade. Asse em forno médio (180º) preaquecido por cerca de 10 minutos ou até que a massa esteja cozida e levemente dourada.

Retire da forma e deixe esfriar completamente (de preferência, sobre uma grade) antes de colocar a cobertura.

Para a ganache fina:
Numa tigela, junte o chocolate e a manteiga. Numa panela, leve o creme de leite ao fogo até ferver. Desligue o fogo e, mexendo bem, junte a glucose para que se dissolva.

Despeje essa mistura ainda quente sobre o chocolate e mexa até que fique liso e homogêneo.O calor do creme de leite deve ser suficiente para derreter o chocolate. Use imediatamente.

Além dos ingredientes, você vai precisar de: forminhas de minicupcakes de papel estampadas próprias para ir ao forno; 6 unidades de paçoca para finalizar

Montagem
Coloque a ganache numa tigela funda e vire os minicupcakes sobre ela para formar uma cobertura homogênea. Se preferir, coloque uma colherada de ganache ainda mole sobre cada minicupcake. Espere alguns minutos e polvilhe um pouco de paçoca esfarelada por cima.

Serviço
Blú Bistrô
Rua Monte Alegre, 591, Perdizes, São Paulo, SP, tel. (11) 3871-9296; www.blubistro.com.br

Brigaderia Chic
Av. das Américas 3665, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, tel: (21) 3325-7874; www.brigaderiachic.com.br

Fleur de Sucre
Rua da Mata, 191, Itaim Bibi, São Paulo, SP, tel. (11) 3078 3082; www.fleurdesucre.com.br

La Vie en Douce
Rua da Consolação, 3161, Jardim Paulista, São Paulo, SP, tel. (11) 3088-7172 ; Rua Pedroso Alvarenga, 514, Itaim Bibi, São Paulo, SP, tel. (11) 30781110; www.lavieendouce.com.br

Mil Frutas
Rua JJ Seabra, s/nº, Jardim Botânico, São Paulo, SP, tel. (21) 2511-2550. Mais quatro endereços no Rio, ois em São Paulo, um em Búzios e um em Angra dos Reis; www.milfrutas.com.br

Opera Ganache
Encomendas pelo telefone: 11- 50176928 (pedidos mínimos de 200 reais, com 48 horas de antecedência); www.operaganache.com.br

Pirajá
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64, Pinheiros, São Paulo, SP, tel. (011) 3815-6881; www.piraja.com.br











    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.