Tamanho do texto

Conheça o trabalho da família suíça Feichtenberger, que prepara carnes e embutidos desde 1933

A família Feichtenberger produz defumados e embutidos de forma artesanal
Rita Grimm
A família Feichtenberger produz defumados e embutidos de forma artesanal
Karl Feichtenberger deixou a Suíça em 1925, com 14 anos. Com a crise mundial do pós-guerra e a crise do café (1922), depois de uma passagem pela cidade de São Paulo trabalhando em algumas fábricas, partiu para o Paraná em busca de melhores oportunidades. Lá, conseguiu trabalho como açougueiro aperfeiçoando-se no corte da carne brasileira. Por intermédio de amigos, seguiu para Itapetininga, no interior do Estado de São Paulo para continuar o ofício. Em 1933, fundou a própria fábrica de linguiças. Além de extremamente rigoroso na escolha dos porcos, ele nunca se conformou com a chegada dos produtos industrializados e teve de enfrentar também a campanha contra a banha e sua contribuição para o colesterol.

Produtos fabricados com defumação natural
Rita Grimm
Produtos fabricados com defumação natural
Atualmente, seu filho Carlos Feichtenberger e o neto Rogério administram a mercearia que ganhou o nome de Feichtenberger Defumados. Os vários produtos são de fabricação própria, obtidos por processo artesanal e com defumação natural da carne de jovens leitoas, de, no máximo, 100 dias de idade. “O processo é o mesmo que meu pai aprendeu com alemães no Paraná, eu só aperfeiçoei um pouco”, diz Carlos Feichtenberger. “Normalmente, salame é feito com carne de pescoço e gordura. Eu uso lombo e retiro todo o toucinho. Não uso conservantes, apenas a fumaça. Para fazer as linguiças, não uso sobras, só as melhores carnes.”

Para defumar, eles explicam que é importante evitar madeiras com resíduo, como o pinho ou a peroba. “O eucalipto é uma boa madeira, confere suavidade e sabores característicos. Mas tem que queimar bem devagar. É a fumacinha lenta que evita o amargor”, explica Carlos Feichtenberger.

Além da cidade de Itapetininga e outras localidades em São Paulo, os Defumados Feichtenberger vão mais longe. Na época da Oktoberfest, por exemplo, as cidades de Pomerode e Blumenau, em Santa Catarina, recebem os mesmos produtos, diz Rogério.

A empresa produz e vende defumados como tender, mini-tender, pernil, paleta, frango, coxa de peru, joelho de porco, costela, salsicha Berger e branca, bisteca de porco, mortadela defumada, ingredientes para feijoada entre outros produtos. Um quilo da saborosa linguiça de lombo sai a 22 reais. Os produtos podem ser mantidos em geladeira por até quinze dias e podem ser congelados por seis meses.



Receita com coxa de peru defumada
Outro suíço, o chef executivo Dominique Fuhrer, aceitou o desafio de elaborar uma receita com a coxa de peru defumada dos Feichtenberger. O chef nasceu em Genebra, onde estudou a base clássica da cozinha francesa na escola de hotelaria Vieux-Bois, e está há 35 anos no Brasil. Ele aprovou qualidade, textura e sabor da coxa de peru.

A execução do prato pode parecer difícil, mas a receita é muito prática. A maioria dos ingredientes pertence à mesma fervura, uma combinação de sabores que enriquece a carne e dá textura ao caldo da mistura.

Coxa de Peru com lentilhas

Rendimento : quatro porções

Ingredientes
800g de coxa de peru defumado
200g de cenoura picada em cubinhos
200g cebola cortada bem fina
200g de bacon fatiado
100g de alho-poró bem lavado e cortado em lâminas
2 litros de caldo de galinha fresco (refogue pedaços menos nobres de galinha, jogue a água e espere ferver. Se usar cubinhos, deixe ralo)
500g de lentilha francesa (se optar pela nacional, pré-cozinhe, pois elas demoram para amaciar)
10g de tomilho amarrado, como um buquê garni
10g de alecrim fresco
sal e pimenta do reino a gosto
500g de abacaxi pérola
3 laranjas
200g de açúcar refinado
30g de açúcar mascavo
50g de manteiga sem sal
100ml de água
salsinha crespa
12 unidades de tomate cereja
50ml de azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Refogue o bacon a seco e em seguida acrescente a cebola e o alho-poró. Adicione a cenoura, a manteiga, as lentilhas e metade do caldo de galinha. Acresente a coxa de peru. Coloque o restante do caldo e regule com água, se necessário. Coloque tomilho, alecrim, sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar até que as lentilhas estejam bem macias, isso pode acontecer entre cinquenta minutos e uma hora, fogo de médio a baixo.

Descasque, corte em fatias e retire o miolo do abacaxi. Corte em pedaços triangulares. Utilizando uma fôrma, leve ao forno (temperatura alta) os pedaços de abacaxi com um punhado de açúcar mascavo sobre cada um deles. Assim que o açúcar derreter, retire do forno. Reserve.

Descasque as laranjas. Com as cascas, corte tirinhas finas e cozinhe com água e açúcar por quinze minutos até ficarem macias. Reserve. Separe a laranja em gomos e reserve também.

Corte a base do tomate cereja e faça uma cruz com uma faca na parte de cima. Tempere com sal e azeite e coloque no forno a 100 graus, por vinte minutos.

Finalização
Em uma bandeja ou pirex, coloque primeiro a lentilha. Em seguida acomode a coxa e lamine metade dela. Cubra a carne com as lascas de laranja. Decore colocando a salsinha crespa, o abacaxi, os gomos de laranja e o tomate cereja.

Serviço
Defumados Feichtenberger
Av. Peixoto Gomide, 185
Itapetininga – SP
Tel (15) 3271 3103

Caesar Park/Caesar Business Guarulhos

Rod. Helio Schmidt, setor 1
Guarulhos – SP
Tel: (11) 2124 5882

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.