Orgânicos: onde comprar

Confira seis endereços no Brasil que distribuem frutas, carnes e verduras livres de interferências tóxicas no processo produtivo

Larissa Drumond, iG São Paulo |

Getty Images
Nem todos os produtos sofrem alterações de preços tão bruscas como a carne orgânica
Em meio a frutas, verduras e legumes de tamanho consideravelmente maior e cultivados com agrotóxico, os orgânicos, aos poucos, ganham espaço em varejões, feiras, supermercados e restaurantes. “É um processo lento, mas esse tipo de alimento tem sido muito mais compreendido e aceito do que há dez anos”, diz Isabelle Cicatelli, proprietária e chef de Domaîne Île de France , complexo que abrange fazenda, pousada e restaurante, em Domingo Martins, no Espírito Santo.

Apesar de ser mais difícil encontrar carne orgânica – e ainda ter o agravante de ser, em média, 50% mais cara que a convencional –, nem todos os produtos sofrem alterações de preços tão bruscas. A prestigiada chef Helena Rizzo, que comanda a cozinha do Maní , aposta na redução dos preços no longo prazo, de acordo com a maior conscientização. “Quanto mais consumirmos, mais barato fica”.

Por indicação de chefs e outros especialistas, o iG Comida selecionou seis lugares onde é possível encontrar esse tipo de produto.

Bahia
Eco Sítio Takenami

O Eco Sítio Takenami não usa adubo químico, nem pesticida. As entregas são restritas a Salvador e às cidades vizinhas de Simões Filho, Camaçari e Dias D’Ávila. Na capital baiana, é possível encontrar os produtos em feiras livres – às terças, no Parque da Cidade e aos sábados, na Ladeira da Barra. Carnes de boi, porco e frango também são vendidas. Confira toda a programação no site . Se a compra for feita na propriedade da fazenda, existe um desconto de 10 a 20% dos alimentos e a taxa de entrega de sete reais não é cobrada.

Núcleo Colonial JK, Mata de São João, Zona Rural. (71) 3393-1585/ 9972-0438

Espírito Santo
Domaîne Île de France

A chef Isabelle Cicatelli e seu marido, Joaquim Silva, administram fazenda, restaurante, pousada e loja, todos reunidos no Domaîne Ilê de France . Na internet, o valor mínimo para compras é de 300 reais. Os produtos são enviados por avião, com frete a cobrar e pago diretamente à empresa aérea para o resto do Brasil. Saiba quais são os pontos de venda .

Rodovia ES 165, Km7,5, Pedra Azul, Domingo Martins (ES). (27) 3248-3124

Paraná
Rio de Una

Empresa de alimentos, especializada em tecnologias de processamento de legumes e verduras, distribui produtos 100% naturais e orgânicos. Seus produtos podem ser encontrados nas regiões sul e sudeste do Brasil, nos supermercados Big, Pão de Açúcar, Condor e Mufato. Não vende pela internet.

BR 376, km 634, Contenda, São Jo sé dos Pinhais (PR). (41) 3634-8888

Rio de Janeiro
Sítio do Moinho


Após o cadastro, todos os pedidos devem ser feitos no dia anterior ao da entrega por meio de telefone ou site. O sítio atende todo o Brasil, tanto por Correio, como por transportadora. Veja a programação de entrega nos bairros atendidos no Rio de Janeiro .

Estrada Correa da Veiga, 2405, Santa Mônica, Itaipava (RJ). (24) 2291-9150

São Paulo
Blessing

A 13 quilômetros de Joanópolis (SP), a Blessing fica no Sítio Santa Teresinha do Menino Jesus, onde produz alimentos orgânicos – frutas, hortaliças e plantas medicinais – desde 1999. Às terças e sextas, os alimentos solicitados são distribuídos em São Paulo; às quartas, em Atibaia (SP). Mas o preço mínimo é 400 reais. Como os alimentos orgânicos dependem da sazonalidade e do clima, é importante contatar a empresa para verificar a disponibilidade dos produtos por e-mail ou por telefone. Entre os revendedores, estão a Caminhos da Roça , a Casa Santa Luzia , na capital, e outros estabelecimentos em cidades paulistas.


Feira Orgânica na Água Branca
No Parque da Água Branca, a feira de orgânicos funciona às terças, sábados e domingos, das 6h às 12h.

Rua Ministro de Godoy, 180, Parque da Água Branca

    Leia tudo sobre: orgânicos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG