Tamanho do texto

Aprenda a preparar o creme italiano feito à base de gema de ovos e vinho marsala

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237538988823&_c_=MiGComponente_C

Não há consenso sobre a autoria do zabaione, um creme de ovos e açúcar que incorpora também uma boa dose do fortificado e siciliano vinho marsala. Consumido puro ou em composições charmosas, em que é derramado, por exemplo, sobre frutas vermelhas, o doce não tem uma história definitiva.

A origem é, supostamente, o Piemonte, região montanhosa no noroeste da Itália. Mas há dúvidas. No livro Culinária Itália - Especialidades Italianas , da editora H.F. Ullmann, são apontadas duas hipóteses. "Uns afirmam que foi Bartolomeo Scappi, um cozinheiro determinante do Renascimento, que o inventou no século XVI".

Outra possibilidade é que o nome da musse de vinho seja uma homenagem a San Pasquale Bayon (que soaria como sanbajun, e, com boa vontade, zabagliun). Na Itália, San Pasquale Bayon é o padroeiro da chamada Associazione Cuochi di Case e Famiglie. A data de sua festa é 7 de maio.

Noves fora, confira abaixo a receita original, do livro Culinária Itália - Especialidades Italianas. Infelizmente a fonte não é precisa no que se refere a tempo de preparo e rendimento da receita. A conferir.

Veja também: uma variação de zabaione preparada com licor de cereja no lugar do vinho marsala.

Zabaione (Zabaglione)
Musse de vinho

Ingredientes

12 gemas de ovo
100 gramas de açúcar
1 pitada de canela
400 ml de vinho marsala
1 cálice de rum

Modo de preparo
Bata as gemas e o açúcar numa caçarola até obter uma mistura cremosa e quase branca. Dissolva a canela no marsala e aromatize com o rum. Aos poucos, junte o marsala ao creme, mexendo sem parar. Ponha a caçarola em banho-maria e, em fogo brando, bata cuidadosamente o creme, retirando do fogo quando estiver macio e cremoso. Derrame-o em taças de sobremesa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.