Tamanho do texto

Aprenda a receita dos pãezinhos de massa azeitada e cobertos com uma leve camada de farinha. São feitos para durar vários dias

O pão português tem massa saborosa e perfumada, que leva azeite, leite e ovos
Tricia Vieira / Fotoarena
O pão português tem massa saborosa e perfumada, que leva azeite, leite e ovos

Nem rústico nem muito delicado, o pão português tem massa saborosa e perfumada, que leva azeite, leite e ovos. Divide espaço hoje com pão francês, baguetes e integrais nas padarias brasileiras, e não é difícil identificá-lo: volumosos filões cobertos com farinha, que lembram a italiana ciabatta. "A diferença entre a ciabatta e o pão português é que este tem ovos e mais azeite", explica Cláudio Abrahão, sócio da padaria Benjamin Abrahão , em São Paulo. "É um 'pão de semana', feito para durar vários dias sem perder suas características originiais". Na hora de prepará-lo, é importante usar ingredientes de qualidade: farinha do tipo especial ou premium; azeite extravirgem (não deve ser substuído por óleo, uma vez que este não têm tanta viscosidade ou sabor) e fermento fresco no prazo de validade. O forno de casa, quando de modelo simples, pode assar de modo desigual. "Cada tipo de forno trabalha de um jeito. Vale espiar como o pão se comporta: se está crescendo uniformente, dourando por igual e lembrar de virar a assadeira a cada dez ou quinze minutos", diz Cláudio.

VEJA AQUI A RECEITA DO PÃO PORTUGUÊS NA ÍNTEGRA

É possível fazer o pão apenas com a batedeira planetária, em velocidades baixa e média. Quem preferir trabalhar a receita à mão deve pegar leve, do mesmo modo: massas feitas com azeite são mais delicadas. No caso do pão português, nada de bater ou esticar com muita força. Boleie e abra-o com cuidado, sem acrescentar farinha a todo momento. Não se trata de massa para pizza.

Veja abaixo o passo a passo para preparar em casa.

SIGA O IG COMIDA NO FACEBOOK E NO TWITTER


Mais dicas para o preparo do pão

- Dá para saber se o fermento fresco está funcionando antes de torcer para que o pão cresça no forno:  a esponja (primeira etapa na batedeira) deve 'explodir' e ficar volumosa, antes de receber os demais ingredientes.

- Espalhe azeite em uma assadeira e, sobre ela, coloque um recipiente (que possa ser levado ao forno) com cerca de 300ml de água. Disponha essa assadeira no chão do forno preaquecido, antes de introduzir a assadeira com o pão, acima. O calor evapora o azeite e a água, umedecendo o interior do forno e a massa do pão, além de perfumá-la.

- O tempo de sova e de descanso varia de acordo com a temperatura ambiente. Para dias mais frios, trabalhe e descanse a massa por alguns minutos a mais.

Mais pães:

Receita de pão italiano

Receita de baguete

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.