Tamanho do texto

Copo não é tudo igual! Cada um serve para um tipo específico de bebida, para que ela possa ser apreciada adequadamente. Para não se perder e passar vergonha na frente dos seus amigos, confira as dicas da consultora em etiqueta e marketing empresarial Ligia Marques

Acordo Ortográfico

Os copos são colocados na mesa de boca para cima, arrumados da esquerda para direita de quem está sentado. Assim, primeiro vem o copo de água, depois o de vinho tinto e do vinho branco. A flute para champagne deve ficar um pouco atrás, entre os copos de água e de vinho tinto.

Mas não pára por aí! Há mais tipos de copos. O mais simples de todos os copos é o americano, conhecido como o copo do povão. É aquele que tem na padaria, usado para tomar café com leite. Pode ser usado também para tomar cerveja, muito comum em botecos.

Para servir cognac, o copo certo é o brandy snifter, que tem uma haste curta e o bojo arredondado, para que a palma da mão possa aquecer o copo. Os apreciadores de chopp e cerveja podem escolher as mugs ou tulipas.

O martíni ou coquetel devem ser servidos na tradicional taça de haste alta e bojo de linhas retas. O cálice de licor é conhecido também como cordial ou pony e varia de 35 a 60 ml. Já a champagne é servida na flute, uma taça fina e comprida, que ganhou esse nome porque seu formato é parecido com o de uma flauta. Segure na haste para não esquentar a bebida.

O copo tipo long drink, também chamado de highball, serve bebidas destiladas ou coquetéis refrescantes com bastante gelo. O divertido hurricane é feito sob medida para coquetéis tropicais. A marguerita pede copo especial, com haste alta e bojo redondo e grande.

Cuidado para não se confundir com os copos de vinho: ele é servido em copo de cristal fino transparente, haste longa e abertura ligeiramente estreitada, mas o de vinho tinto é maior que o de vinho branco. E por fim a vodka, que é servida em copo pequeno e alongado, também usada para servir tequila pura e outras bebidas geladas, mas sem o gelo.

Agora é só escolher o copo certo e saborear sua bebida favorita. Saúde!


Leia mais sobre: copos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.