Tamanho do texto

Em São Paulo, lojas preparam massas frescas no refratário do freguês. Uma delas é a lasanha à bolonhesa. Confira a receita

Lasanha à bolonhesa, da Casa da Li: comida no refratário do cliente, como se tivesse saído do forno de casa
Alexandre Carvalho / Fotoarena
Lasanha à bolonhesa, da Casa da Li: comida no refratário do cliente, como se tivesse saído do forno de casa
Quanto mais a gastronomia se expande, maior a exigência à mesa. Mesmo em refeições corriqueiras, antes da novela, todo mundo quer comer bem. O momento perfeito depende de dois ingredientes: companhia agradável e comida benfeita. Como nem sempre há tempo para brincar de chef e poucos têm o privilégio de manter um cozinheiro de mãos precisas em casa, é bom ter uma carta na manga para garantir o rango caprichado.

Todo mundo conhece a história do cantor famoso que convidou a garota para o jantar preparado por ele e teve o talento culinário desmascarado pela embalagem do restaurante no lixo da cozinha. Se ele tivesse feito a encomenda na Casa da Li, em São Paulo, não correria esse risco. Comandada por Eliane André, a Li, a lojinha na Vila Madalena, serve refeições gostosas e prepara massas frescas no pirex do freguês. O serviço combina bem com a proposta gastronômica do restaurante-rotisserie: "cozinha com sentimento".

E a moda pegou. "Acho o máximo quando vejo minha vitrine lotada de travessas de clientes", diz a dona da casa. O carro-chef dos pirex são as lasanhas (à bolonhesa, ao sugo, de cogumelos) -- mais cara de casa impossível!

Na cidade, há outros lugares que trabalham da mesma maneira. O Pastíficio Primo é um deles. Como na Casa da Li, quem encomendar massas pela manhã garantirá a louça recheada na hora do jantar. Massimo Ferrari também não liga se o cliente quiser se fazer passar por chef. As carnes, tortas, doces de seu Felice e Maria também podem chegar na cozinha de casa arrumados na travessa que vai para a mesa.

A prática de montar a comida no refratário do cliente não é recente. Ana Soares, consultora de diversos restaurantes de São Paulo, sempre fez assim na sua rotisserie, Mesa III, inaugurada 15 anos atrás. "Nós adoramos fazer prato para a família e no nosso conceito cabe muito bem este serviço: comida para mulheres e homens ocupados dos dias de hoje", diz a chef de um milhão de caçarolas. Animada, ela anuncia a novidade: "Para o carnaval vamos fazer lasanha verde: massa fresca branca e verde, polpetinhas de ricota e espinafre, molho leve de tomates, queijo marguerita e parmesão". Dá para cair na folia sem abrir mão de refeições caprichadas nem perder horas em frente ao fogão. Pode ser melhor?

Lasanha à bolonhesa
Receita de Eliane André, da Casa da Li
Rendimento:
4 porções

Ingredientes

Massa fresca
210g de farinha de trigo
90g de sêmola
3 gemas de ovo caipira muito frescas
1 colher (sopa) de azeite extra-virgem
1 colher (café) de sal

Molho branco
½ cebola média em cubinhos
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
1 colheres (sopa) de farinha de trigo
500ml de leite
250ml de creme de leite fresco
Sal a gosto
Noz moscada e pimenta do reino preta moída na hora a gosto

Molho bolonhesa
500g de patinho moído fino
½ cebola em cubinhos
1 cenoura em cubinhos
½ alho poró em rodelas fininhas
1 talo de salsão em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
3 colher (sopa) de azeite extra-virgem
1 litro de molho de tomate
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Finalização
200 gr de queijo prato
200 gr de queijo mussarela
200 gr de queijo parmesão

Modo de preparo
Massa fresca
Junte todos os ingredientes e trabalhe bem a massa até ficar lisa, uniforme e macia. Coloque num saco plástico para descansar por, no mínimo, 30 minutos. Passe a massa por um cilindro até ficar bem fina – 2 mm – e corte em placas de 20 x 30 cm. Cozinhe as placas aos poucos em bastante água salgada por 30 segundos e esfrie-as em bowl com água e gelo.

Molho branco
Murche a cebola na manteiga e azeite. Coe e descarte a cebola. Junte todos os ingredientes na manteiga aromatizada e, em fogo baixo, mexendo sempre, deixe engrossar por 10 minutos.

Molho bolonhesa
Frite a carne no azeite até que fique bem sequinha. Junte os legumes e refogue por 5 minutos. Junte o sal, a pimenta, e o molho de tomate e deixe cozinhar em fogo bem baixinho por 30 minutos. Se precisar, acrescente um pouco de água quente.

Montagem
Num refratário, faça camadas intercalando folhas de massa, molho bolonhesa, parmesão, folhas de massa, molho branco, queijo prato e mussarela. Termine com molho branco e parmesão para gratinar.

Serviço
Casa da Li . Rua Aspicuelta, 23, Vila Madalena, São Paulo, 11 3871-1002
Felice e Maria . Rua Helion Póvoa, 65/45, Vila Olímpia, São Paulo, 11 3849-2504
Mesa III . Rua Alves Guimarães, 1464, Pinheiros, São Paulo, 11 3868-5500
Pastifício Primo . Rua Fradique Coutinho, 211, Pinheiros, São Paulo, 11 3881-9080

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.