Tamanho do texto

No livro Cozinhar Ficou Fácil, o infernal chef escocês leva os leitores pela mão em cerca de cem receitas

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535097118&_c_=MiGComponente_C

Esqueça ingredientes de nomes impronunciáveis, preços astronômicos, aparelhagem de ponta, técnicas ultramodernas. De acordo com o chef escocês Gordon Ramsay , cozinhar pode ser bem mais simples do que isso.

Em seu novo livro, "Cozinhar Ficou Fácil" (Ediouro, 256 páginas), Ramsay defende que qualquer pessoa com um mínimo de interesse pela boa comida pode fazer receitas que agradem tanto os amigos como os clientes de um restaurante.

Conhecido pelo temperamento, digamos, forte, Gordon Ramsey ficou famoso com seus programas de TV nos quais, por mais de mil vezes, partiu para cima de chefs iniciantes com gritos e palavrões. Em geral, há que se admitir, ele é incrivelmente bruto ¿ mas quase sempre tem razão, sobretudo quando prova que os exageros prejudicam mais uma receita do que a falta de conhecimento culinário ou de habilidade.

À frente dos reality shows  "Hell´s Kitchen" e "Kitchen Nightmares" , ele sempre insistiu no ponto de que menos, muitas vezes, é mais. "Prefiro mais uma saborosa torta de peixe feita em casa do que um monte de peixe afogado em um molho impossível de identificar", diz o autor de "Cozinhar Ficou Fácil" . E quem não prefere?

No livro, dividido em dez capítulos, o chef oferece cerca de cem receitas simples de preparar. De modo geral, elas são realmente atraentes e nada assustadoras de fazer, convidativas até para quem segurou ontem uma panela pela primeira vez. Para aqueles com mais traquejo, há dicas para variar os pratos e até aprimorá-los.

"Cozinhar Ficou Fácil" traz receitas para todo tipo de refeição. Café da manhã, almoço e jantar. Ensina a fazer ovos perfeitos, carnes e peixes ¿ especialidade do autor.

Os pescados, por exemplo, podem assustar cozinheiros iniciantes, mas no livro são desmitificados. Para que o salmão não resseque, o truque é fritá-lo por um minuto de cada lado. A receita sugerida é acompanhada de arroz basmati, um tipo aromático de origem indiana. Ramsey mostra também como cortar o peixe em pedaços e temperá-lo com curcuma, especiaria facilmente encontrada em supermercados e conhecida como açafrão-da-terra ou açafrão-da-índia. O pozinho simula a cor do açafrão, mas tem sabor diferente.

O livro também é excepcionalmente ilustrado, com imagens dos pratos, dos ingredientes e um pouco da rotina do chef ¿ que se mostra muito mais tranquilo e simpático em meio às páginas impressas do que diante das câmeras de TV. E preparando pratos muito mais fáceis de acompanhar também.

Receita
No livro "Cozinhar Ficou Fácil", o chef Gordon Ramsay ensina a preparar, entre outros pratos, a torta de noz-pecã com crosta de canela. Confira a receita .

Torta de noz-pecã



Leia mais sobre: Gordon Ramsay

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.