Tamanho do texto

A nova série do iG Gourmet ensina a você os segredos dos chefs para fazer desde truques básicos a cortes especiais na cozinha

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535075736&_c_=MiGComponente_C

Para descascar uma cebola, não há segredo: lave-a bem, retire as extremidades e faça um talho no meio para soltar a casca e retire-a com a mão. No entanto, não há nada melhor do que inovar. Aprenda como cortar cebola de maneiras diferentes aqui no Modo de Fazer !

Cortando em barquinhos : depois de descascar a cebola, corte-a em cruz e vá soltando as camadas. Esse jeito de fatiá-la também é chamado de cebola à moda e é(ideal para usar em carnes e peixes feitas ao forno ou no espeto misto.

Cortando em rodelas : esse é uma opção ideal para quem quer fritar a cebola ou usá-la em saladas. Corte-a de cima para baixo, num movimento só e solte as rodelas uma por uma, com cuidado para não quebrá-las. Não deve ser nem muito grossa e não pode ser fina, senão ela desmancha na hora de fritar.

Para usar em temperos : esse tipo é ideal para fazer o fundo de panela, que se usa para preparar qualquer alimento. Esse fundo de panela nada mais é que o alho e cebola fritos no azeite, também conhecido por estrungidinho.

Lave a cebola e corte-a no meio para que não fique preta. Faça talhos no sentido dos frisos (nervurinhas, aquelas riscas que toda cebola tem) em um corte só e depois corte no sentido horizontal. Segundo o chef Laércio não é preciso ficar picando diversas vezes, pois a cebola é um alimento composto por bastante água e dissolve fácil durante o preparo.

Dica
Por incrível que pareça, são as facas cegas que pode provocar cortes durante o processo, já que utilizamos mais força. Por isso sempre mantenha suas facas bem afiadas para evitar qualquer acidente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.