Tamanho do texto

Elas foram feitas para durar mais que as frutas frescas ¿ e concentram não apenas os nutrientes, mas muito sabor

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535080795&_c_=MiGComponente_C

Figos, ameixas, damascos, uvas claras e escuras, tâmaras, cerejas. São inúmeras as frutas que se apresentam nos mercados na versão seca. Mais procuradas nos finais de ano, para colorir e enfeitar os pratos natalinos, as frutas secas são um petisco milenar .

A idéia de secar frutas para serem consumidas posteriormente nasceu com o Império Romano : com a dificuldade de conservar alimentos, as frutas secas ao sol se mostravam boas fontes de energia para viajantes e membros do exército que ficavam dias e dias fora de casa, cruzando territórios ou na frente de batalha.

Mas as frutas secas podem estar presentes em uma alimentação equilibrada ? Veja o que diz a nutróloga Sylvia Arroyo, de São Paulo, sobre as questões mais freqüentes quanto às frutas secas.

Faz bem comer frutas secas todos os dias.
MITO.
 As frutas secas são ótimas fontes de vitaminas e minerais, mas seu consumo deve ser moderado , pois são bastante calóricas. O ideal é balancear o consumo de frutas secas e frutas frescas ¿ até porque, o teor de água das frutas frescas é indispensável e ajuda nosso organismo a repor as perdas hídricas.

As frutas ao natural são sempre melhores.
MITO.
Na realidade, as frutas secas mantêm seus benefícios naturais ao serem desidratadas. Ao serem submetidas a processos como a secagem natural ou artificial, câmaras de vapor, estufas ou fornos, nenhum desses processos as fazem perder propriedades nutricionais . As fibras, minerais e açúcares permanecem preservados ¿ e ficam até mais concentrados, daí o forte sabor mais forte que possuem. O que elas perdem é água.

Frutas secas fazem engordar.
MEIA VERDADE.
 As frutas secas são mais concentradas que as frescas, por isso o mesmo peso de fruta seca contém quantidades maiores de calorias . Por exemplo: 100 gramas de ameixa seca têm 255 calorias, enquanto em 100 gramas de ameixa fresca, as calorias caem para 75. Mas inseridas em uma dieta balanceada , na qual as frutas secas são consumidas com parcimônia, elas, sozinhas, não trazem um grande ganho de peso.

Algumas frutas secas são laxantes naturais.
VERDADE.
As frutas secas que têm essa propriedade são os figos e ameixas, principalmente. Mas não deve haver abuso quanto a esse "poder": o consumo exagerado, além das calorias em excesso, pode não apenas combater a prisão de ventre, mas ocasionar uma grave diarréia.

Mas elas só servem para fazer bolo de Natal...
MITO.
De fato, no Brasil, as frutas secas são mesmo muito mais consumidas nas festas de fim de ano ¿ na massa de tortas e bolos natalinos. Mas elas podem muito mais.

Além de poderem fazer parte do cardápio o ano todo, como um lanche vespertino ou no café da manhã, junto com granola e leite , por exemplo (desde que usadas em pouca quantidade), elas ficam ótimas em diversos pratos salgados. Em saladas ou na farofa, por exemplo, juntar as sementes oleaginosas (amêndoas, nozes) com as frutas secas dá um ótimo resultado de sabor inovador .

Veja também - Mitos e verdades: tomate seco

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.