Tamanho do texto

O especialista em cervejas Edu Passarelli falou das características da cerveja de trigo no evento Prazeres da Mesa ao Vivo

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535040959&_c_=MiGComponente_C

Acordo Ortográfico

Para quem não sabe, os especialistas que trabalham com cerveja são chamados de beer sommelier ou de cervejólogo, que é o caso de Edu Passarelli, que se apresentou no Minuto da Cerveja.

Esse quadro propunha a degustação de cervejas premium durante o evento Prazeres da Mesa ao Vivo. Passarelli falou sobre as características e as combinações à mesa da cerveja de trigo, a weissbier.

Algumas dessas cervejas não são filtradas e por isso apresentam coloração mais escura, sendo que as filtradas ganham aspecto dourado. Numa rápida explanação, Passarelli contou que as cervejas de trigo deixaram de ser consumida por um bom período de tempo, mas que há alguns voltaram à moda na Alemanha e no mundo.

A Eisenbahn Weizenbier e a Colorado Indica são alguns exemplos, que estavam destacados no evento. Quem estava por ali teve a oportunidade de prová-las. São cervejas que apresentam aromas de chocolate, banana, malte torrado e cravo, diz.

Pudemos perceber seu caráter refrescante, ótimas para o verão, pois podem ser consumidas em temperaturas de cerca de 4º C. Como esta cerveja tem sabores intensos, a graduação baixa não prejudica as sensações gustativas.

Na cerveja Indica, da cervejaria Colorado, foi destacado por Passarelli o aroma de mel. Há presença de rapadura na sua composição e ela também tem um leve aroma de banana, diz.

A Indica Colorado ganhou o prêmio de cerveja do ano 2008 conferido pela revista Prazeres da Mesa. É na Baviera (Alemanha), o local em que mais se produz as cervejas de trigo. Para mostrar a versatilidade de combinações dessa bebida refrescante com carnes mais gordurosas, foi servido uma suculenta costelinha de porco, preparada pelo chef Carlos Ribeiro. 


Leia mais sobre: cerveja

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.