Tamanho do texto

Oito lugares para incluir no seu roteiro de férias e comer bem

MiGComponente_C:undefined Ninguém duvida da riqueza de nossa culinária. Cada canto do país tem um tempero típico, um ingrediente emblemático, um jeito de comer. A uma semana do fim das férias, ainda é tempo de conhecer um pouco da cultura de alguns Estados. Melhor ainda se for por meio da comida. Não sabe por onde começar? Nós sugerimos.

Nossa viagem começa pelo litoral de Pernambuco, em Porto de Galinhas. Lá, onde peixes são abundantes. O restaurante Beijupirá é a cara da cidade anos atrás. Um Porto mais artístico do que comercial. Lugar reconfortante, colorido, até vibrante. Fica lindo com a luz do dia, e fresco com o vento. À noite é meio mágico, coisa de cinema. Há atenção em todos os detalhes da casa. Do porta talheres de pano em formato de peixe ao cardápio desenhado; do drinque não-alcoólico 'fingida de pitanga' ao camarão com fatias de manga; do picadinho de carne de sol com farofa de ovo, banana, arroz e feijão verde à rede estrategicamente pendurada para o momento de descanso. Tudo parece presente com laço. A casa de Olinda, aberta ano passado, também é linda. O restaurante tem ainda filiais em Fernando de Noronha e na Praia dos Carneiros. Todos com estilo, ao mesmo tempo, comum e único.

Quem estiver com um pouco mais de tempo (e sem as crianças), pode dar uma esticada e passar o fim de semana na Aldeia Beijupirá . Para chegar à Praia do Laje, no Alagoas, por Recife, só de balsa. Os quartos têm decoração rústica, mas atenta a minúcias. Ficam bem afastados uns dos outros. A praia é belíssima, a piscina e tal. Mas o que mais encanta é o café da manhã. A começar pelo horário: funciona até às três da tarde. E nada de bufê. A primeira refeição do dia é servida em etapas, como um menu degustação. A sequência de tapioca, queijo de coalho, ovos, frutas e o alucinante bolo de capim santo é acompanhada por café coado, leite morno, chás, sucos, água de coco, chocolate.

MiGComponente_C:undefined Saindo em direção ao Sul, a próxima parada é a Praia do Forte, na Bahia. No Terreiro Bahia , pratos típicos do Estado, que são a cara do Brasil, chegam à mesa com capricho (mas sem afetação!). As pimentas, farinhas e o dendê marcam a gastronomia de Tereza Paim, chef orgulhosa de sua culinária. Entre as delícias do menu, peixe do dia em crosta de pimenta e limão ( confira a receita ). No passeio a pé pela cidade, vale parar na Sorveteria do Forte e tomar um gelado de pinha, umbu, seriguela, jaca, biri-biri. Fica bem no meio da vila mais conhecida no município de Mata de São João, a 80 quilômetros de Salvador. Chegando lá, pergunte a qualquer caiçara sobre o paraíso dos picolés: “Fica em frente à casa da farinha”, ele dirá.

Descendo um pouco mais, encontramos uma boa amostra da variedade culinária do país no Janelas com Tramela , em Gonçalves, Minas Gerais. O cardápio homenageia o Brasil, com pratos que traduzem as peculiaridades gastronômicas de cada região. Baião de dois (foto abaixo) , por exemplo, representa o Nordeste, galinhada com pequi, o Centro-Oeste. Quem quiser devorar mineirices pode se deliciar com pastéis de angu, caldinho de feijão, linguiça acebolada. A casa é comandada pelos gêmeos, de 19 anos, Juliano e Fernando Basile, nomes que estão despontando nesse mercado. A cidade, destino frequente de amantes de esportes radicais, tem outros atrativos goumands. A fábrica de geleias Senhora das Especiarias é um deles e perfuma as ruas de paralelepípedo com o aroma de framboesa madura.

MiGComponente_C:undefined Quem está em São Paulo, em férias ou não, pode fugir para um almoço no restaurante Tenda do Nilo . Com apenas 31 lugares, a lojinha de esquina, no bairro do Paraíso, serve o melhor da comida árabe – é a tal da gastronomia internacional, que tão bem traduz a capital paulista.

As libanesas Xmune e Olinda Isper não são gêmeas, mas trabalham com afinação perfeita. A primeira na (minúscula) cozinha, a outra no salão. A comida é pré-preparada da casa das irmãs, na outra ponta do mesmo quarteirão. O faláfel (bolinhos de grãos-de-bico), os charutos de uva, o fatte (carne com grão-de-bico, coalhada, castanha e alho) beiram a perfeição. Quando a estonteante sobremesa mil e uma noites (bolo de semolina, creme de nata, pistache e calda de flor de laranjeira) chega à mesa, Olinda provoca o cliente: "Está pronto para sonhar"? É mais do que isso, é delírio.

Aldeia Beijupirá
Praia do Laje, 10 km, Porto de Pedras, Alagoas, (82) 3298-6520
aldeiabeijupira.com.br

Beijupirá Porto de Galinhas
Rua Beijupirá, s/nº, Ipojuca, Porto de Galinhas, Pernambuco, (81) 3552-2354
beijupira.com.br

Beijupirá Olinda
Rua Saldanha Marinho, s/nº, Amparo, Pousada do Amparo, Olinda, Pernambuco, (81) 9744-1144
beijupira.com.br

Terreiro Bahia
Alameda das Estrelas s/n, Praia do Forte, Bahia, (71) 3676-1754
terreirobahia.com.br

Sorveteria do Forte
Avenida ACM, s/nº, Praia do Forte, Bahia, (71) 8216-2301

Janelas com Tramela
Rua Coronel João Vieira, 65, centro, Gonçalves, Minas Gerais, (35) 3654-1259
janelascomtramela.com.br

Senhora das Especiarias
Rua Capitão Antônio Carlos, 195, Gonçalves, Minas Gerais, (35) 3654-1450

Tenda do Nilo
Rua Coronel Oscar Porto, 638, São Paulo, SP, (11) 3885-0460
tendadonilo.com.br


Peixe do dia em crosta de pimenta e limão com legumes
Receita da chef Tereza Paim, do Terreiro Bahia, na Praia do Forte
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
960g de lombo de peixe fresco
120ml de azeite de oliva
Pimenta doce em fatias
Tomilho a gosto
1 receita de crocante *
Sal e pimenta do reino a gosto
240ml de molho de cajá

Modo de fazer
Deixe os filés marinando no azeite com o tomilho e a pimenta doce por 2 horas. Retire, salgue e cubra com o crocante, colocando em assadeira para levar diretamente ao forno em 180°C por 20 minutos.

* Crocante
20g de cebola ralada
7g de alho fatiado bem fino
50g de castanha de cajú processada
50g de licuri seco triturado
40g de manteiga gelada
150g de farinha panko
5g de pimenta doce julienne
5g de pimenta dedo de moça sem semente julienne
5 g de Pimenta de cheiro sem semente julienne
Zest de limão siciliano
Sal a gosto

Modo de fazer
Misture tudo e cubra o peixe, levando a assar em forno com temperatura de 180°C por 20 minutos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.