Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta erva

Louro
Nome científico:
Laurus nobilis


Apresentação

Folhas frescas, secas ou em pó.

Usos

Tem sabor suavemente amargo. Devido ao seu aroma forte, a quantidade deve ser bem dosada, para que não camufle o aroma e sabor dos outros ingredientes. Combina com sopas, peixe em geral, carnes, frango e terrines. São utilizados em todo o mundo. Pode estar presente no buque garni ou em sopas, molhos, carnes e, principalmente em conservas.

Seu uso é adequado em pratos que exigem cozimento longo, pois seu óleo essencial é liberado lentamente. Pratos de cheiros fortes têm o odor aliviado. Combinam com quase todos os preparos: aromatizam caldos básicos, molhos, sopas, ensopados, marinados e refogados; temperam carnes e peixes em geral. São imprescindíveis nos pratos com carnes gordas, como ragus, recheados, estufados, patês e terrinas. 

Curiosidade

Há quem diga que o louro tem 'poderes mágicos', como a capacidade de atrair dinheiro. Use-o como amuleto, dentro da carteira. No início do Cristianismo, os mortos eram cobertos de louro em suas sepulturas para simbolizar a vida eterna, porque a planta permanece sempre verde.

Nomes em outras línguas

Inglês: Bay Leaf

Italiano: foglia di alloro, lauro

Francês: feuille de laurier, laurier franc

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.