Tamanho do texto

Com lançamento previsto para a última semana de outubro, obra conta tudo sobre a noite que uniu 17 incríveis chefs para o mesmo jantar

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535094166&_c_=MiGComponente_C

Mais ou menos nesta mesma época, no ano passado, o evento que ficou conhecido como Jantar do Século tomou conta do hotel Grand Hyatt, em São Paulo. Um ano depois, ele foi documentado e será lançado em livro pela jornalista Mariella Lazaretti , que o acompanhou de perto o movimento de grandes profissionais da gastronomia.

Na mesma cozinha, estiveram dezesseis renomados chefs espanhóis, entre eles Ferran Adrià . Também estava o brasileiro Alex Atala , que se uniu a trupe de especialistas. Foram preparados pratos baseados na originalidade de cada um e cambaleavam entre a influência da culinária da Península Ibérica e do Brasil.

Receitas como Texturizado de peixes em brasas de caroço de azeitona e guacamole e Tomate Raf recheado de pipirrana (típica salada espanhola), tomates verdes, vagem e camarão , de Ángel León e Dani García , respectivamente, foram criadas.

Tomate raf (Foto: Toninho)


O jantar que, segundo a autora, não deveria ser esquecido jamais, foi descrito em seu livro desde a formação do projeto aos bastidores da noite em que 112 pessoas o degustaram. No entanto, para os que não puderam comparecer, agora será possível provar os conceituados pratos lançados na ocasião.

No novo livro, que virá ao público durante a Semana Mesa SP (grande evento gastronômico da América Latina organizado pela revista Prazeres da Mesa e Senac SP , que acontece entre os dias 26 e 30 de outubro), estarão disponíveis receitas apresentadas por nomes como Andoni Luiz Aduriz, Christian Escribà, Joan Roca e Juan Mari Arzak, entre outros, além de figurinhas carimbadas como Ferran Adrià e Alex Atala.

Pelo conhecimento de cada um sobre o que fazer dentro de uma cozinha, com o livro será possível descobrir os exatos ingredientes que passaram pelas mãos de cada um naquele dia. Por somarem 24 estrelas Michelin, graças aos seus respectivos restaurantes, deve valer a pena.

O Jantar do Século, em suas palavras, estará à venda na Semana Mesa SP e também estará nas prateleiras das livrarias a partir da primeira semana de novembro.


Serviço
O Jantar do Século
Editora
: Senac São Paulo e Prazeres da Mesa
Autora : Mariella Lazaretti
Preço : R$ 120
Local de lançamento : Semana Mesa SP 2009 (de 26 a 30 de outubro)


Leia mais sobre: Semana Mesa SP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.