Tamanho do texto

Dicas e receitas para apresentar o universo culinário aos pequenos

Bolo de chocolate está entre as receitas preferidas dos cozinheiros mirins
Marina Fuentes
Bolo de chocolate está entre as receitas preferidas dos cozinheiros mirins
Cada vez mais escolas de gastronomia e culinária abrem espaço para cursos destinados a crianças. O resultado é compensador: além de se divertirem e desenvolverem senso de responsabilidade e concentração, os pequenos que cozinham, muitas vezes, passam a se alimentar melhor. O iG Comida acompanhou uma das aulas do Helô Centro de Culinária , da doceira Helô Monteiro da Silva, uma das pioneiras a oferecer programações para a molecada.

Veja aqui a receita do bolo moreno (foto acima) e dicas para tornar a receita mais saudável

Quem pensou em encontrar gritaria, chão coberto de farinha e correria entre os fogões, a surpresa: um grupo de cinco meninas, de 5 a 10 anos, acompanhava atentamente as instruções da professora e cumpria tarefas que incluíam o manuseio de facas e o preparo de um molho no fogo. Segundo Helô, o comportamento e a destreza das crianças é consequência do trabalho contínuo na escola. “Não se trata de uma aula recreação. Aqui, de fato ensinamos os pequenos a cozinhar.”

Confira a receita da torta de maçã
Veja a receita da lasanha vegetariana

Curta o iG Comida no Facebook e siga no Twitter

Manu, de 5 anos, prefere receitas saudáveis
Marina Fuentes
Manu, de 5 anos, prefere receitas saudáveis
Sabendo disso, não foi de se estranhar que os pratos preparados nesse dia fossem lasanha de vegetais e  torta de maçã , receitas que, segundo Helô, são indicadas para quem já tem certa intimidade com as panelas. Apesar da feição concentrada das meninas – os garotos, segundo a professora, aparecem mais no período de férias --, basta uma pergunta para deixar claro que suas preferências são as de qualquer criança. “Minha aula preferida foi a de petit gâteau ”, diz Gabriela, de 9 anos. “Além de mais legais de fazer, os doces são mais gostosos de comer também”, emenda sua xará, de 10. Já Manu, 5, a caçula do grupo, mostrou uma precoce consciência, dizendo que prefere as receitas salgadas “por que são mais saudáveis”.

Veja também: "Disfarce" verduras, legumes, peixes e frutas e faça seu filho comer de tudo

Como se vê, o aprendizado tem retorno rápido. “Muitas mães de alunos me contam que os filhos passaram a identificar pratos que fizeram nas aulas em cardápios de restaurantes e ampliaram o leque de preferências”, diz. Segundo a professora, quando os pequenos experimentam o que fizeram, começam a aceitar melhor alimentos que antes tinham recusavam.

Veja também: Os pratos prefridos dos personagens infantis

Por isso, desde as primeiras experiências com as crianças na cozinha, é importante preparar pratos saudáveis e funcionais. E mesmo entre os doces há opções interessantes. Trocar a farinha branca pela integral, evitar refinados e acrescentar grãos funcionais, como amaranto, farelos, aveia e granola aos bolinhos para lanches são algumas delas, boas pedidas para botar a mão na massa com a garotada.

Continue lendo...

Bolo de coco fresco: gostoso e fácil de fazer
Marina Fuentes
Bolo de coco fresco: gostoso e fácil de fazer

Saiba como introduzir práticas culinárias na vida dos pequenos

Veja aqui a receita do bolo de coco fresco e dicas de como tornar a receita mais saudável

Clique aqui e aprenda a fazer bolo de refrigerante

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas