Tamanho do texto

A panela está sem brilho e o cristal parece engordurado? Antes de arriscar um produto duvidoso e estragar uma peça de valor, confira as dicas para conservar os utensílios por muitos anos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535061820&_c_=MiGComponente_C

Todo mundo acha que lavar louça é uma tarefa banal... Até arranhar as taças de cristal importadas que custaram uma fortuna, estragar a panela antiaderente novinha ou, ainda pior, manchar aquela sopeira de prata que era uma relíquia de família! Antes de entrar em desespero, saiba que é normal dar uma mancada dessas, vez ou outra. Mas daqui pra frente, redobre a atenção.

Regra número um : a palha de aço arranha e danifica a maioria dos utensílios. Jamais a use em cristal . Para desengordurar as taças e copos, inclusive os de vidro comum, use detergente neutro e esponja de espuma. Enxágue bem e escorra de boca para baixo, sobre um pano seco, ensina Esther Proença Soares, que ministra os cursos de Etiqueta à Mesa e Capacitação Profissional para Copeiros, na Escola Wilma Kövesi de Cozinha, em São Paulo. Assim que secar, passe toalha de papel embebida em álcool na parte externa, para dar brilho, com cuidado para não deixar marca de dedos, completa.

Sobrou para você lavar aquela frigideira antiaderente engordurada que queimou no fogo? Nem pense em tirar com faca o resto de comida grudado no fundo. Esponja de aço e produtos abrasivos, como saponáceos, também riscam e destroem a camada antiaderente. Use uma toalha de papel para tirar o grosso e lave apenas com esponja macia e detergente neutro. Se estiver difícil de sair, deixe de molho com água e ferva até amolecer, explica Esther. Nessas panelas, só usamos colher de pau ou espátula de silicone para não riscar, lembra.

O aço inox invadiu a cozinha: dos talheres, bandejas, panelas, jarras, baixelas e baldes para gelo, virou tendência em eletrodomésticos, bancadas, geladeiras e fogões. Com uma esponja macia, lave com água, sabão ou detergente neutros. Esponjas e produtos abrasivos, jamais! Se com o tempo de uso as panelas ficarem amareladas, você encontra no mercado produtos específicos para recuperar o inox. Uma dica é limpar com uma mistura de bicarbonato de sódio e álcool (ou vinagre branco) até formar uma pasta. Para secar sem manchas de água, o truque é enxugar com um pano macio e seco após enxaguar, ensina Esther.

Deixe a palha de aço para lavar as panelas de alumínio , que irão brilhar como novas, com um pouco de sabão de coco. Quando cozinhar ovos, é comum que o alumínio escureça: coloque cascas de limão na água do cozimento. Os recipientes de plástico , por mais que sejam desinfetados, ficam com o cheiro de qualquer alimento guardado. O erro é usar esponja de aço, que arranha, para tentar se livrar do odor. Neste caso, vale uma dica antiga, testada por Nenzinha Machado Salles, autora do livro Sebastiana Quebra-Galho: encha a vasilha seca com jornal bem amassado, tampe e deixe por 24 horas. Depois lave normalmente com água e sabão neutro.

Os refratários de vidro podem ficar com o fundo e as bordas queimadas quando vão ao fogo. Para não arranhar a peça, é só deixar de molho e lavar com a ajuda de uma esponja, até remover por completo. Panelas de cobre oxidam e escurecem com o uso e exposição ao ar e à umidade. Para recuperar o brilho, use um polidor de metal específico para cobre. Em geral, essas panelas são revestidas internamente com estanho ou aço inox, portanto, só use esponja macia e colheres de madeira ou plástico para não riscar.

As panelas esmaltadas (de ágata) são muito sensíveis: só água e sabão neutro com esponja de espuma, e cuidado para não deixar cair ou lascar na hora de lavar. Se começar a descascar o revestimento, não as use mais.

Objetos de prata são limpos com água, sabão neutro e esponja de espuma. É normal a prata oxidar e escurecer. Nesse caso, passe com um pano macio um líquido polidor específico, que não risca, fácil de achar em supermercados. Lave normalmente e dê brilho com flanela limpa. Se for uma peça de valor, confie em um profissional especializado para fazer o polimento, aconselha Esther.

Não use soluções caseiras, como pasta de dente ou bicarbonato de sódio. Elas removem a pátina da prata, aquelas re-entrâncias mais escuras que realçam a peça, e uma vez retiradas, não se recuperam mais, alerta.


Leia mais sobre: Como lavar a louça

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.