Tamanho do texto

Sugestões sofisticadas para fugir do trivial misto quente

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535101476&_c_=MiGComponente_C

O sanduíche é daquelas comidinhas versáteis e universais. A começar pelo pão, naturalmente democrático e que combina com quase tudo. Com um simples recheio de queijo, tomate e um fio de azeite, satisfaz o apetite na hora do improviso.

Algumas casas paulistanas, no entanto, criaram receitas sofisticadas partindo de ingredientes pouco convencionais. Fatias de salmão defumado, hambúrguer de kobe e até o foie gras foram parar dentro do pão. O resultado está nesta seleção, que reúne sete sugestões de sanduíches finos. É para comer com as mãos, sem perder a classe.

Bagel com salmão defumado da AK Delicatessen (foto acima)
Especialidade judaica, o bagel é um pão arredondado e com um furinho no meio, fervido em água antes de ir para o forno. Inspirada em suas origens, a chef Andrea Kaufmamn prepara um recheio especial para o bagel de fabricação própria. Usa salmão defumado e uma misturinha de cream cheese com dill. À parte, como acompanhamento, serve salada com vinagrete de romã (26,00 reais).

Receita de bagel com salmão defumado


AK Delicatessen
Rua Mato Grosso, 457, Higienópolis, 3231-4497


Hambúrguer de kobe da Lanchonete da Cidade
Em 2007, a chef Ana Soares criou o hambúrguer de bife kobe, uma carne preciosa e ainda pouco comum por aqui. Originalmente, ela provém do gado wagyu, confinado segundo normas definidas por pecuaristas japoneses.


Hambúrguer de kobe /Foto: Divulgação

Sua principal característica é a alta concentração de gordura distribuída de forma homogênea pelas fibras. Por isso, quando vai para a chapa, a carne fica bem macia, suculenta e levemente adocicada. Batizado bombom deluxe, o hambúrguer de kobe é preparado na brasa, tem 220 gramas e combina fatias de tomate no pão preto (28,50 reais).

Lanchonete da Cidade
Alameda Tietê, 110, Jardim Paulista, 3086-3399 (mais dois endereços)




De vitelo, de cordeiro ou com brie gratinado da General Prime Burger
Cortes de primeira fazem a fama da lanchonete. Além dos refinados hambúrgueres de vitelo e de cordeiro (23,40 cada um), serve também uma versão de lanche vegetariano.


Cogumelos, alho-poró e brie gratinado / Foto: Divulgação

No pão preto, vem com cogumelos-de-paris frescos cobertos por alho-poró refogado mais queijo brie gratinado (17,90 reais).

General Prime Burguer
Rua Joaquim Floriano, 541, Itaim Bibi, 3168-0833



Sanduba com foie gras do B&B Burguer & Bistrot
A casa é um misto de restaurante e lanchonete. Por isso, o cardápio apresenta receitas francesas e também uma seção de sanduíches pomposos. O cozinheiro Wellington Costa sugere dois deles. O primeiro é um hambúrguer em estilo vegetariano, preparado com uma mescla de quinua, cereal de origem andina, e grão-de-bico. Recebe como temperos manjericão, tomilho, cebolete, cebola, azeite e pimenta e é servido no prato com legumes no vapor e molho de azeitonas pretas e vinho do Porto (R$ 28,50).

Mais robusta, a segunda dica leva carne de verdade ¿ 200 gramas de alcatra picada na ponta da faca. Quando vai para a grelha a carvão, recebe pinceladas de manteiga com tomilho para ficar macia. O molho coroa a peça com estilo. São 100 gramas de foie gras passados na frigideira quente, acrescidos de caldo de pato, creme de leite fresco, sal e pimenta. Acompanha batatas gratinadas (R$ 65,00).

B&B Burguer & Bistrot
Rua Bela Cintra, 1693, Jardim Paulista, 3062-0643

Quais são os quatro sanduíches mais clássicos de São Paulo?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.