Tamanho do texto

O chef mais celebrado dos últimos anos lança mais um livro ¿ desta vez, para tentar trazer de volta e passar adiante os bons hábitos alimentares

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535078894&_c_=MiGComponente_C

Ele dispensa apresentações, não é mesmo? Basta mencionar o nome de Jamie Oliver e boa parte dos fãs de culinária saberão que estamos falando do mais popular chef de cozinha britânico, hostess de inúmeros programas de TV, proprietário da cadeia de restaurantes Fifteen (onde ele treina jovens carentes para assumir funções na cozinha), autor de diversos livros consagrados e defensor ferrenho da boa alimentação .

*Faça em casa uma das receitas do livro Revolução na Cozinha, com comentários do chef Jamie Oliver

Essa última faceta da personalidade de Jamie, por sinal, é o mote de sua mais recente obra literária. "Revolução na Cozinha" (Editora Globo, 360 páginas) é como um guia para o preparo de pratos simples e saborosos , feitos com bons ingredientes.

Diferente dos livros anteriores de Jamie Oliver, este se mostra bem mais didático , explicando as receitas tanto textualmente quando visualmente. Cada prato tem um passo-a-passo fotográfico, no qual o chef ensina técnicas e dá dicas para deixar a comida com um toque especial .

Inspiração nos tempos de guerra

O chef teve a ideia de escrever o livro quando tomou conhecimento do " Ministério da Comida " ¿ uma instituição criada na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial e designada para garantir alimentos para todos e fazer com que as pessoas escolhessem opções de produtos nutritivos para sua dieta (e evitar o que aconteceu durante a Primeira Guerra, quando os produtos eram mal estocados e mal utilizados, o que causou mais problemas à já sofrida população).

Pois Jamie Oliver encampou o ideal do Ministry of Food de um jeito até mais abrangente: para ele, se cada um passar adiante uma receita saudável para dois ou mais amigos, e estes fizerem o mesmo, a boa alimentação crescerá em progressão geométrica.

No livro, o chef apresenta cidadãos comuns ¿ alguns deles, pessoas que nunca cozinharam para valer ¿ e mostra que eles podem aprender e repassar os bons conceitos alimentícios. O slogan do livro, inclusive, é bem ousado: qualquer um pode aprender a cozinhar em 24 horas. Se é o bem-sucedido Jamie Oliver quem diz, melhor acreditar. E repassar.

Veja também: A sopa de chirivia e gengibre de Jamie Oliver

Leia mais sobre: Jamie Oliver

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.