Tamanho do texto

Nossa próxima parada é um local conhecido como a terra dos espumantes italianos, responsável por um dos mais notáveis vinhos deste estilo: o Prosecco

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535088063&_c_=MiGComponente_C

Com vinhedos a 250m de altitude, em encostas de solos vulcânicos a leste, o Vêneto possui um terço de seu território coberto pelos Alpes. É o lugar de uvas autóctones¹, como a Corvina , Rondinella , Molinara , mas também encontramos castas francesas ¿ Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc ¿ sendo assim a origem de inúmeros estilos. É ainda a mais produtiva das regiões vinícolas do país e a mais conhecida dentre as pertencentes à chamada Tre Venezie.

Verona é considerada a capital não oficial do Vêneto (terra de Romeu e Julieta) e a capital das uvas secas, ou, passificadas para a produção de tintos e brancos.

Esse é o caso do famoso Amarone Della Valpolicella , produzido com as uvas Corvina, Rondinella e Molinara, que ficam mais tempo nas parreiras e depois de colhidas tem seus cachos inteiros colocados em esteiras de bambu, para secar durante um período de, mais ou menos, 4 meses.

As uvas encolhem/secam concentrando açúcar e sabor, o que resulta num vinho opulento, encorpado, que atinge de 15% a 16% de graduação alcoólica e que não pode sair da vinícola para o mercado antes de 5 anos (alguns produtores demoram mais).

Outros dois vinhos muito aclamados da Itália também são produzidos aqui, o branco SOAVE e o tinto VALPOLICELLA , que podem variar de uma qualidade muito simples a alta.

Quando falamos do Prosecco ¿ nome herdado por conta da cepa que o compõe ¿ sabemos que as uvas são do norte de Veneza, nas colinas de Conegliano e Valdobbiadene e que se tornou o segundo melhor espumante do país, atrás apenas do Asti .

Diversidade, beleza e sofisticação fazem parte do Vêneto, que é mais do que uma parada obrigatória, é uma necessidade para os amantes dos bons vinhos.

DICAS : Prosecco Incontri VSAQ (Produtor: Piera Martelozzo - Espumante); Soave Classico DOC (Produtor: Azienda Agricola Graziano Prá - Branco) e Valpolicella Classico Bonacosta (Produtor: Agricola Masi - Tinto).

¹Uvas típicas da região, originárias de

NÃO SE ESQUEÇA : o São Paulo Restaurant Week começou na segunda-feira, 31 de agosto, e está a todo vapor. Acesse o link www.toutduvin.com.br/news.html , leia mais informações sobre o evento e confira a lista completa dos restaurantes participantes.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.