Tamanho do texto

Já não é raro ter amigos vegetarianos. Mas como não deixá-los chupando o dedo ao convidar para um belo churrasco?

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535068490&_c_=MiGComponente_C

Foi-se o tempo em que ter um vegetariano no círculo de amigos era motivo para preocupação com o cardápio. Hoje, quase todo mundo conhece um vegetariano ¿ e muita gente não apenas assimila o fato como transforma seus próprios hábitos, para fazer o gosto daquele que não topa carne vermelha.

Hoje em dia o vegetarianismo se tornou muito comum, mas ainda pode ficar complicado saber como agradar os adeptos dessa prática, por exemplo, em um churrasco. Como essa é uma refeição-festa, que costuma se estender por várias horas, é preciso caprichar nos artigos não-carnívoros, para ter certeza de que os vegetarianos também vão rechear o estômago adequadamente.

Para começar inovando, é possível se aventurar pelos produtos a base de carne de soja ¿ que hoje podem ser encontrados em diversos supermercados em forma de hambúrgueres, por exemplo. Os profissionais da área de nutrição informam, claro, que esses alimentos não são completos como as carnes vermelhas ou brancas, no que concerne à proteína.

A falta da carne bovina no organismo pode ocasionar anemia. Caso isso ocorra, será necessária uma dieta suplementar a base de ferro, lembra Samantha Christie Enande, nutróloga da Clínica Valéria Marcondes, em São Paulo. Mas a tentativa é válida para manter um amigo feliz ao menos no dia do churrasco.

Outros itens podem facilmente compor uma mesa saborosa para o vegetariano ¿ e não fazem mal algum a todos os outros convidados também, pois são itens fundamentais para uma dieta saudável e que evitam saciar toda a fome com gordura animal. A nutricionista Alessandra Juni dá algumas dicas. Legumes no espeto são originais, fáceis de preparar e rendem muito colorido ao prato.

Berinjela, cebola, pimentão e abobrinha, por exemplo, só precisam ser bem lavados e secos, depois embrulhados em papel alumínio, colocados no espeto e levados à churrasqueira por 20 a 30 minutos. Para servir, é só desembrulhar e regar com sal e azeite.

Para os vegetarianos que ainda aceitam frango e peixe, é interessante pensar em preparados mais diferenciados, com molhos à parte ou recheando as peças com farofa, por exemplo. Tainhas ficam ótimas recheadas com vinagrete, enquanto as sobrecoxas de frango ganham sabor quando pinceladas com molhos fortes, como os de pimenta.

Saladas verdes e pães variados também são ótimas opções para acompanhar um churrasco. E escolher todas essas opções de produtos é importante para o vegetariano em qualquer dia, não apenas no churrasco. A doutora Samantha Christie Enande aconselha pessoas com essas preferências a manter uma alimentação equilibrada e colorida, fracionada de cinco a seis refeições ao dia.

Não sou contra a dieta dos adeptos dos vegetais. Respeito as opções de cada um, mas recomendo acompanhamento de um profissional para exames de rotina e atenção aos sinais e sintomas de déficit de algum alimento, diz.

Leia mais sobre: vegetarianismo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.