Receitas de brownie variadas: 10 opções incríveis dessa sobremesa clássica

Você com certeza encontrará a receita de brownie que é a sua cara!The post Receitas de brownie variadas: 10 opções incríveis dessa sobremesa clássica appeared first on Guia da Cozinha.

Foto: Giovanna Araújo Ragano
Receitas de brownie variadas: 10 opções incríveis dessa sobremesa clássica

Se existe uma sobremesa que todos amam, essa sobremesa com certeza é o brownie! A característica mais legal desse doce é que você pode incluir os mais diversos ingredientes para incrementar ainda mais o bolinho. Dessa forma, é possível preparar receitas de brownie variadas e deliciosas .

O Guia da Cozinha te ensina como fazer versões com café, castanha e até mesmo com caramelo salgado. Vai perder a oportunidade de conhecer tantas opções diferentes desse doce mega gostoso? Conheça agora mesmo 10 receitas de brownie variadas e incríveis!

Receitas de brownie variadas: 10 opções incríveis dessa sobremesa clássica

Brownie de leite condensado e chocolate

Tempo: 1h
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) + 2 colheres (copa) de manteiga sem sal
  • 1 xícara (chá) de cacau em pó
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 de xícara (chá) de castanha de caju torrada e moída
  • 150g de chocolate meio amargo picado
  • Margarina e farinha de trigo para untar

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture 1 xícara (chá) da manteiga derretida, o cacau, o açúcar e os ovos, mexendo com uma colher até homogeneizar. Acrescente o leite condensado reservando 4 colheres (sopa) e misture. Adicione a farinha peneirada e a castanha misturando até homogeneizar. Despeje em uma forma de 22cm x 30cm untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos. Derreta o chocolate amargo no micro-ondas em potência média junto com a manteiga restante por 1 minuto e mexa. Se necessário, coloque mais alguns segundos. Junte o leite condensado reservado e misture. Despeje ainda quente sobre o brownie e deixe esfriar. Corte em quadrados e sirva.

Brownie de chocolate branco

Brownie de chocolate branco – Foto: Reprodução

Tempo: 1h
Rendimento: 15
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, com um batedor manual, bata os ovos com o açúcar. Em um refratário, coloque o chocolate picado com a manteiga, leve ao micro-ondas por 1 minuto, retire e mexa até dissolver tudo, se necessário coloque mais 50 segundos. Misture o chocolate derretido na tigela com os ovos até ficar homogêneo. Adicione a farinha e por último adicione as nozes. Despeje em uma fôrma de 30cm x 22 cm, untada, enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até que ao enfiar um palito nas bordas, ele saia limpo. Corte em quadrados e coloque em uma travessa onde irá servir. Polvilhe com o chocolate branco em lascas e sirva em seguida.

Brownie de chocolate com castanha-do-pará

Brownie de chocolate com castanha-do-pará – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Cobertura

Modo de preparo

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria.

Transfira para uma tigela e, com um batedor de arame, misture os ovos, o açúcar, a essência, as nozes, a castanha, a farinha e o fermento.

Transfira para uma fôrma retangular pequena, untada e polvilhada com chocolate em pó. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo.

Retire do forno e deixe esfriar. Para a cobertura, misture o chocolate ao leite derretido e o creme de leite até homogeneizar.

Corte o brownie em pedaços quadrados, regue com a cobertura e decore com nozes e castanhas. Sirva em seguida.

Brownie de café

Brownie de café – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 15
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

No liquidificador coloque os ovos e o açúcar. Bata até misturar bem e começar a ficar claro. Coloque a água, a manteiga e o café solúvel. Despeje em uma tigela e adicione a farinha de trigo e o chocolate, ambos peneirados. Misture as nozes picadas na massa e coloque em uma assadeira de 30cm X 22cm untada e enfarinhada e forrada com papel-manteiga. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. O brownie vai crescer e depois murchar. Desenforme e corte em quadrados. Arrume em um prato grande e polvilhe com açúcar e chocolate em pó.

Bolo brownie-pão de mel

Bolo brownie-pão de mel – Foto: Reprodução

Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 15
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Derreta em banho-maria a manteiga e o chocolate. Misture o mel e deixe esfriar. Acrescente os ovos e as gemas, um a um, mexendo a cada adição. Peneire o chocolate, o açúcar, a farinha, o sal e o fermento e mexa delicadamente. Acrescente as nozes e mexa até homogeneizar. Despeje em uma fôrma de 22cm x 30cm untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e corte em pedaços. Misture a água, o cravo, a canela e o açúcar mascavo e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 5 minutos depois de iniciada a fervura e desligue. Deixe esfriar e coe. Corte o brownie ao meio, regue e recheie com o leite condensado cozido. Despeje o chocolate derretido em um saco de confeitar com bico liso e decore sobre a superfície, decorando. Deixe secar e embrulhe, um a um, em papel celofane transparente. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Brownie de travessa com cobertura

Brownie de travessa com cobertura – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Cobertura

Modo de preparo

Derreta em banho-maria o chocolate com a manteiga. Transfira para uma tigela e, com um batedor manual, misture os ovos, as gemas, o açúcar, as nozes, a farinha e o fermento até homogeneizar.

Transfira para uma fôrma de 22cm x 30cm untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e corte em pedaços. Espalhe os ingredientes da cobertura misturados sobre os pedaços, decore com amêndoas e sirva com sorvete.

Brownie com caramelo salgado

Brownie com caramelo salgado – Foto: Reprodução

Tempo: 50 min
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Caramelo salgado

Modo de preparo

Para fazer o caramelo, derreta o açúcar em uma panela mexendo sem a ajuda de uma colher. Quando o açúcar derreter por completo, adicione a manteiga em partes, mexendo rápido sem parar. Depois que a manteiga estiver completamente incorporada, despeje o creme de leite aos poucos e mexa sem parar. Deixe o caramelo descansando por alguns minutos e em seguida, coloque o caramelo em um pote de vidro e leve para geladeira até firmar.

Para a massa do brownie, pré-aqueça o forno a uma temperatura de 180°C. Em uma tigela grande em banho-maria, derreta o chocolate picado ou em gotas junto com a manteiga. Desligue o fogo e retire a tigela do banho-maria. Em seguida, adicione o cacau em pó e misture. Acrescente o açúcar peneirado a massa e misture novamente. Quebre os ovos em uma tigela separada e acrescente um ovo por vez, sempre incorporando a massa. Agora, coloque a baunilha e o café solúvel. Incorpore a farinha peneirada aos poucos à massa e continue misturando. Por último, adicione o bicarbonato. Coloque metade da massa em uma assadeira quadrada com um papel manteiga e espalhe. Acrescente o caramelo e espalhe por toda a massa. Adicione o restante da massa e espalhe por toda a forma. Coloque o restante do caramelo por cima e leve a massa no forno por cerca de 30 minutos. Retire do forno, despeje caramelo e flor de sal por cima. Sirva.

Brownie de doce de leite com amêndoas

Brownie de doce de leite com amêndoas – Foto: Reprodução

Tempo: 1 hora
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em primeiro lugar, derreta em banho-maria o chocolate com a manteiga. Então transfira para uma tigela maior e com um batedor de arame, misture os ovos, o açúcar, as amêndoas, o doce de leite, a farinha e o fermento até ficar homogêneo. Em seguida, transfira para uma fôrma de 22cm X 30cm untada e enfarinhada e espalhe bem. Então leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até firmar. Retire do forno, deixe amornar e corte em pedaços. Então coloque o doce de leite em um saco de confeiteiro com bico liso pequeno e desenhe zigue zague sobre os pedaços de brownie. Em fim, decore com a amêndoa e sirva.

Brownie com calda de morango

Brownie com calda de morango – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+1h de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Em uma vasilha, peneire a farinha e o fermento. Leve ao banho-maria o chocolate com a manteiga e deixe derreter. Tire do fogo, acrescente o açúcar e misture. Adicione os ovos, um a um, misturando a cada adição. Misture à farinha até ficar homogêneo. Unte e enfarinhe uma fôrma de 30cm x 22cm e despeje a massa. Leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até o centro ficar úmido e as bordas secas. Deixe descansar por no mínimo 1 hora antes de servir. Para a calda, bata no liquidificador o morango com o açúcar e leve ao fogo até levantar fervura. Cozinhe por 5 minutos e sirva quente sobre os brownies.

Brownie de creme de avelã com nozes

Brownie de creme de avelã com nozes – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas. Transfira para uma vasilha e, com um batedor de arame, misture o creme de avelã, os ovos, o açúcar, as nozes, a essência, a farinha e o fermento.

Transfira para uma fôrma pequena untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire do forno, deixe esfriar e corte em pedaços.

Decore com creme de avelã e nozes picadas. Sirva acompanhado de sorvete de creme.

The post Receitas de brownie variadas: 10 opções incríveis dessa sobremesa clássica appeared first on Guia da Cozinha .