Tamanho do texto

Sabe aqueles talheres que ficam na segunda gaveta da cozinha e muitas vezes você nem desconfia para que serve? Nós desvendamos todas as utilidades, diferenças e funções deles

Esses itens geralmente constam nas listas de casamento, chá de panela ou quando você vai morar sozinha, sua mãe ou tia, resolvem lhe presentear. Aí você pode pensar: Anh?. Esse guia, orientado pela Tramontina, vai mostrar como usá-los e, se for o caso, virar uma cozinheira de mão cheia.

O afiador manual , assim como a chaira , são para que você afie as facas de fio liso sem sair de casa. O cortador de pizza dispensa maiores apresentações, mas para garantir seu bom funcionamento, você pode utilizar o afiador.

Existem quatro tipo de espátulas . A longa e a arredondada têm a mesma função: são utilizadas para servir os alimentos. A triangular é utilizada para cortar bolo e a espátula que lembra o formato de u , é para fritar os alimentos. Com exceção da última, todas podem ir à mesa. A espumadeira também é usada para prepara alimentos, mas não deve ir à mesa, jamais.

Os garfos trinchantes , embora tenham formatos com sutis diferenças, servem o mesmo propósito. São usados para preparar e servir carnes, especialmente em peça. Um lagarto assado no forno ou uma picanha na brasa, por exemplo.

Os batedores manuais , são indicados para bater claras de ovos ou fazer mistura de bolo. No entanto, o batedor de nylon é mais indicado para os ovos.

Já o boleador tem, função decorativa: apesar de ser usado com alimentos, ele faz bolinhas de manteiga, mamão, melão para serem usadas em diversas decorações.

Além do que sue próprio nome diz, o descascador de batatas ainda tem uma ponta especial para remover aqueles olhos encontrados nos tubérculos de vez em quando.

A concha serve tanto para sopa, feijão ou lentilha. E a concha de molho é de uso exclusivo para tal. Ambas podem ir à mesa.

O item mais funcional da cozinha é, de fato, a tesoura multiuso . Além de cortar pequenos ossos (por exemplo despedaçar o frango assado), pode abrir tampas de garrafas e quebrar nozes. No entanto o canivete é um grande concorrente. Ele serve para abrir garrafas, tanto as de rolha quanto as de tampa e o canivete pode ser utilizado para cortes em geral. E a tesoura também!

O abridor de latas é o queridinho das pessoas que adoram milho, ervilha, seleta de legumes, atum, leite condensado e o que mais vier enlatado. Mas também serve para abrir tampas de garrafas.

Essa faca de formato diferenciado, com dois apoios é chamada de mezzalunna e serve para picar condimentos. Pois ela os deixa tão picadinhos que dá até para pensar que foram passados num ralador. Porém, ela não serve para queijos e pequenos legumes, funções muito bem realizadas pelo míni-ralador .

Aquela colher comprida é para servir arroz. Assim como a colher e o garfo para salada têm a função de servir e não podem faltar durante o almoço, ou jantar.

O amassador de batata/feijão é ideal para preparar purê e tutu. E como ninguém fica sem sobremesa, a concha de sorvete é ideal para servir o sorvete em bolas tão caprichadas como as da sorveteria.

Agora é só cozinhar!


Leia mais sobre: Utensílios de cozinha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.