Tamanho do texto

Acontece muito com aqueles que estão finalmente adquirindo a própria casa e, portanto, montando uma nova cozinha. Lembram-se dos talheres de mesa, dos pratos, dos copos...

Mas muitos itens acabam ficando esquecidos. Bem, nem tanto: eles são muito lembrados quando é hora de fritar as batatinhas ou servir a sopa ¿ mas, como não estavam na lista de compras, acabam ficando em segundo plano e sendo substituídos por outros objetos, num improviso danado.

Ao equipar sua cozinha de iniciante, então, não vá se esquecer destes sete extras ¿ itens que não surgem à mente de primeira, mas serão importantes para preparar as receitas com mais habilidade.

1. Tesoura
Na cozinha, a tesoura assume principalmente a função de não deixar com que as facas sejam usadas para abrir embalagens, cortar toda sorte de coisas e, assim, perder o fio. Tesouras multiuso são muito úteis ¿ e o melhor é guardá-las na gaveta mais próxima e avisar aos demais membros da família que a tesoura de cozinha é só para a cozinha!

2. Espátula
Virar alimentos que estão fritando ou cozinhando com a ajuda de garfos e colheres é perigoso e é errado. Os talheres podem acabar danificando fundos de frigideiras e panelas ¿ e também desmantelando o pobre filé, que ficará cheio de furos ou cortes. O melhor é optar sempre por uma espátula, que faz o trabalho com segurança e precisão.

3. Concha
Nem precisa explicar muito, mas lá vai: uma boa concha de metal evita que os alimentos sejam desperdiçados na hora de servir (ou mesmo durante o preparo). Usar colheres, mesmo as maiores, não rende um trabalho tão preciso quanto uma concha apropriada.

4. Escumadeira
Outro utensílio que costuma ficar meio em segundo plano (o que é um tremendo erro). Muita gente acha normal retirar os alimentos da frigideira, como bolinhos, filés ou batatinhas, usando um garfo ou dois. Mas só quem já se enrolou e acabou com uma bela queimadura de óleo nas mãos sabe o quanto a escumadeira é mais vantajosa.

5. Batedor manual
Não adianta: é usar e se apaixonar. Depois de optar por um batedor ¿ em vez de, novamente, apelar para os garfos ¿ é notório que os alimentos ficam melhor trabalhados. Misturar os ovos da omelete, o vinagrete ou outros líquidos com um batedor manual é mais rápido e muito mais prático.

6. Espátula de silicone
Não só a espátula com ponta flexível mistura melhor os itens de uma receita de bolo, pudim ou torta, mas ela também é uma mão na roda para raspar o fundo da travessa e aproveitar o finzinho da massa batida. Bem melhor que as colheres de pau e, depois de lavada, segura menos resíduos.

7. Ralador
Vá além do queijo para a macarronada. Um ralador de bom tamanho e bom material, como inox, faz ganhar tempo na cozinha cortando cebolas, abobrinhas, cenouras e toda sorte de alimentos em tamanhos iguais.

E se quiser ir adiante, já invista também nos extras dos extras: cortador de pizza, espremedor de alho, carretilha de pastéis, descascador de legumes e frutas. Tudo isso vai, um dia ou outro, ser essencial para sua receita.

Veja os utensílios extras de cozinha na galeria de imagens .

Leia mais sobre: utensílios de cozinha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.