Tamanho do texto

Conheça os tipos e funções de cada prato e siga as dicas de como usá-los, para montar uma mesa charmosa em qualquer ocasião

Quadrados, redondos, retangulares ou com design inspirado em formas orgânicas, é possível encontrar pratos para decorar todo tipo de mesa ¿ das mais simples e descontraídas às mais sóbrias e sofisticadas. Diante da variedade de formatos, cores e estampas, dá vontade de fazer uma coleção de louças para variar à vontade no dia-a-dia.

Como essa ideia compromete o bolso e não sobra espaço nos armários para guardar tanta louça, a dica é investir em um bom aparelho de jantar branco, em cerâmica ou porcelana de boa qualidade, para não lascar facilmente, e misturá-lo com peças coloridas vendidas avulsas.

Fica charmoso e divertido. Sobre o prato raso branco, coloque os pratinhos de sobremesa estampados, para servir a entrada, sugere a produtora culinária Fabiana Badra Eid.

Discretas ou chamativas, as estampas lançadas a cada temporada permitem decorar a mesa em qualquer ocasião. Quer reunir os amigos para uma festa temática em casa? Certamente você encontrará os pratos que combinam com o tema. Não há regras rígidas a serem seguidas, portanto, abuse da criatividade. Louças floridas combinam com um almoço ao ar livre e podem ser coordenadas com peças lisas, recomenda Fabiana.

Use o prato raso para servir saladas, pizzas e as refeições principais como carnes, frango e peixes. Se for uma ocasião informal, aposte em pratos de formatos diferentes, como os quadrados e retangulares. Em geral, eles são maiores que os tradicionais, por isso tornaram-se os preferidos dos chefs, que têm mais espaço para colocar molhos e acompanhamentos.

O prato fundo acomoda melhor as sopas e cremes, e também pode ser usado para as receitas com muito molho, como as massas e os ensopados de carne, peixes ou frutos do mar. O risoto também é servido nesse prato ¿ e quanto mais fundo melhor, para que a comida não esfrie rápido, recomenda Fabiana. Embaixo do prato, pode-se ter um sousplat , cujo efeito é apenas decorativo.

O menor, de sobremesa , utiliza-se tanto para servir a receita doce que encerra as refeições, como para degustar o couvert, com pães e patês. Entre as novidades, há versões quadradas, retangulares e até triangulares de pratos para sobremesa. Tenha sempre um jogo de bowls , aquelas cumbucas versáteis que substituem o prato raso para dispor a salada, o prato fundo para servir sopas, e ainda o de sobremesa, se for sorvete.

Para a coleção ficar completa, vale a pena adquirir travessas , que levam a comida ao centro da mesa, além de petisqueiras com várias divisões para colocar aperitivos. Na falta de uma, o prato para fondue , com divisões para os molhos, é uma opção. Por fim, não abra mão do charmoso prato para bolo com pedestal, onde também se pode colocar musses, gelatinas e pudins. Há modelos que são giratórios, e o prato de vidro resiste até ao calor da lava-louça.

Confira na galeria de fotos as sugestões de pratos para a o dia-a-dia e para ocasiões especiais.


Leia mais sobre: Pratos e utensílios para cozinha

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.