Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Gengibre
Nome científico: Zingiber officinale

Apresentação

Variadas formas: raiz fresca e inteira; raiz seca; em conserva (os pedaços mergulhados no xarope são tenros); moído; cristalizado (é o gengibre em conserva passado no açucar cristal). Não substitua um pelo outro em receitas, pois seus sabores são muito diferentes.

Usos

Gengibre fresco é essencial na culinária asiática. É utilizado em conservas e chutneys e, seco é componente de muitos curries em pó. No Ocidente, gengibre seco é utilizada principalmente para aromatizar bolos, biscoitos, confeitos. Também é usado em pudins, doces e em algumas bebidas como a cerveja de gengibre, vinho e chá de gengibre. O gengibre em conserva é servido em lâminas finas com pratos japoneses e chineses. Utilize o suco de um gengibre espremido para enriquecer o sabor de peixes e mariscos.

Curiosidade

O gengibre tem importância na medicina Chinesa há muitos séculos, sendo mencionado, inclusive, nos escritos de Confúcio. O gengibre corta a gordura das carnes gordas. Use-o no preparo de carne de porco ou de pato. Se quiser amenizar o sabor picante do gengibre, ferva-o antes do preparo.

Nomes em outras línguas

Inglês: Ginger

Italiano: zenzero

Francês: gingembre

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.