Tamanho do texto

Livro ensina a produzir receitas com alimentos funcionais, aqueles que trazem energia, bem-estar e saúde ao mesmo tempo

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535066488&_c_=MiGComponente_C

É uma promessa que, se bem administrada, se comprova mesmo. Preparar uma dieta repleta dos chamados alimentos funcionais, segundo especialistas, pode tornar o indivíduo mais saudável, mais disposto, mais propenso a afastar os males do envelhecimento e ainda ajudaria a perder o peso extra. Para conquistar essa ótima qualidade de vida, um livro chega ao mercado com receitas sugeridas e muito práticas.

O livro se chama 100 Receitas de Saúde - Alimentos Funcionais (Publifolha, 128 páginas) e foi escrito por Janet Wright, uma jornalista inglesa que se especializou em medicina energética e seus benefícios, morou na China e na Austrália para aperfeiçoar seus conhecimentos com povos indígenas e já publicou diversas obras sobre o assunto.

Nesse volume, Wright reúne receitas que trazem as combinações de alimentos mais eficazes para o organismo, sempre com ingredientes comuns do dia-a-dia, com seleções de frutas, verduras, ervas e legumes indicados para manter uma dieta nutritiva e eficiente.
Dividido em seis capítulos, o livro mostra diversas sugestões para o uso dos alimentos. Alguns são indicados para melhorar o humor (como a laranja e a couve), outros para auxiliar na digestão e promover a perda de peso (caso da alcachofra) e outros ainda para amenizar os efeitos da menopausa (tofu e linhaça, por exemplo). O volume traz também dicas para combater estresse, obesidade, osteoporose e pressão alta.

As receitas propriamente ditas abrangem desde pratos principais até acompanhamentos, lanches rápidos, sucos, sobremesas e vitaminas ¿ tudo preparado com diversos produtos naturais. Um doce que leva maçã, noz moscada, mel e canela, por exemplo, é indicado para desintoxicar, já que a maçã é rica em fibras solúveis e insolúveis que ajudam na passagem dos alimentos pelos órgãos da digestão em um ritmo saudável.

Em outros capítulos especiais, o leitor aprende ainda quais alimentos são benéficos para quais fins e que ajudam no tratamento de doenças como anemia, artrite, asma, doenças pulmonares, depressão, diabetes, câncer, úlceras estomacais, entre outras. E tem acesso ainda a uma lista com os alimentos cinco estrelas para a saúde. Não há qualquer contra-indicação em apostar nessas promessas.


Leia mais sobre: alimentos funcionais

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.