Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta especiaria

Funcho
Nome científico: Foeniculum vulgare

Apresentação

é tanto uma erva quanto uma especiaria. Todas as partes da planta são comestíveis: raiz, caule, folhas e sementes. Porém, são as sementes que são consideradas uma especiaria. Estas podem ser usadas inteiras ou trituradas. Existem diversas variedades de funcho, como o tipo com bulbos e o tipo sem bulbos, mas com folhas muito aromáticas. Também conhecido por erva-doce, justamente pela semelhança de paladar.

Usos

Sendo uma erva, suas folhas são utilizadas na cozinha francesa e italiana para aromatizar molhos para peixes e a maionese. Na Itália, é utilizada em porcos assados e salsichas picantes. É tradicionalmente considerada uma das melhores ervas para o tempero de peixes. Ela também é usada para aromatizar pães e bolos. É um dos ingredientes do chinês "Five Spices" e do curry. Os bulbos são usados principalmente para aromatizar pastéis de maçã, embutidos italianos e vinagres. As folhas servem para acompanhar saladas, feijão, carnes, molhos e massas. Os talos são consumidos como aspargos e as sementes aromatizam bebidas e massas. As suas folhas também podem ser usadas para decorar pratos.

Curiosidade

Vários licores são aromatizadas com funcho, incluindo gim. E foi usado na destilação do absinto. Não indicado para gestantes e lactantes pois é tóxico para bebês.

Nomes em outras línguas

Inglês: fennel

Italiano: finocchio

Francês: fenouil

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.