Tamanho do texto

A receita que mistura sabor caseiro e arte faz sucesso no principal restaurante do Instituto Inhotim, em Minas Gerais

Filé ao presidente é carro-chefe de Inhotim, templo da arte contemporânea, em Minas Gerais
Divulgação
Filé ao presidente é carro-chefe de Inhotim, templo da arte contemporânea, em Minas Gerais
No meio dos 97 hectares de jardins e obras de arte contemporânea, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, esconde alguns sabores. O principal deles é de carne com creme de leite, champignons e passas, mais conhecido como filé ao presidente, preparado por Dailde Marinho, no restaurante Tamboril .

De acordo com a chef, o prato é mais servido na casa. “Só nos três primeiros meses de funcionamento, servimos mais de 5 mil filés”, diz Dailde. A receita conquista pela simplicidade. “Tempero, para mim, é alho, cebola e azeite.”

Um ingrediente diferencia o filé do Tamboril de outros similares: o vinho madeira, que a chef acrescenta ao molho. Para garantir sua leveza, Dailde lança mão de creme de leite fresco e de um truque mais do que especial. “Gosto de conversar com a comida”, diz. “É certeza de que vai sair boa.”

Curta a página do iG Comida no Facebook

A vista do Tamboril abre o apetite
Divulgação
A vista do Tamboril abre o apetite
Paisagismo na comida

Localizado abaixo de uma galeria do escultor Tunga e ao lado de uma obra do mesmo artista, o restaurante não só faz parte, como também dialoga com o ambiente artístico.

Siga o iG Comida no Twitter

Os jardins de Inhotim têm influência dos trabalhos do paisagista Roberto Burle Marx e o instituto, um acervo de 500 obras de arte contemporânea. Das mesas do restaurante, avista-se dá o Vandário, uma coleção de orquídeas suspensas em pequenos vasos, e toda essa carga imagética e simbólica está presente na hora da refeição.

Para chegar ao Tamboril e provar a comida de Dailde, é preciso andar por boa parte do parque. “O lugar influencia, ajuda a mente. É uma terapia cozinhar e comer aqui”, diz a chef. Seu filé é muito bom, mas a paisagem, certamente, ajuda bastante.

Confira aqui a receita do filé ao presidente de Inhotim

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.