Tamanho do texto

TEDx Campos reúne time de peso, mas traz pouca novidade à discussão gastronômica

Profissionais da gastronomia se reúnem no primeiro TEDx sobre alimentação no Brasil
Divulgação
Profissionais da gastronomia se reúnem no primeiro TEDx sobre alimentação no Brasil

“Faz parte do papel do chef sair um pouco da cozinha e olhar para o produtor.” A frase da chef consultora carioca Flávia Quaresma, primeira palestrante do TEDx Campos , resume bem o debate realizado no último sábado, 11 de junho, no Grande Hotel Campos do Jordão , em São Paulo. A conferência reuniu profissionais ligados à gastronomia e teve como mestre de cerimônias o crítico de restaurantes Josimar Melo. O programa segue o modelo TED ,  que acontece em diversos países do mundo e aborda temas atuais.

Entre chefs de cozinha, empreendedores do ramo e representantes do terceiro setor, três estrangeiros marcaram presença no debate: o chef português Vítor Sobral, da Tasca da Esquina , em Lisboa, o apresentador de TV e chef americano G. Garvin e os irmãos canadenses Rubino, que têm três casas no Canadá ( Rain , Gourmet Greens e Luce) -- Guy é o chef e Michael cuida da decoração dos restaurantes.

A discussão não trouxe grandes novidades. Sustentabilidade e valorização do produto fresco e do ingrediente nacional são temas em debate já há algum tempo. Anima mais ver a teoria em prática com o trabalho da ONG de Luciana Quintão, Banco de Alimentos , que reaproveita e distribui produtos desprezados; e de Laura de Santis Prada, do Sítio Gralha Azul , cuja produção de ingredientes orgânicos é quase auto-suficiente. João Corbisier, da pequena Padaria Integrale , em Ubatuba, também mostrou trabalho interessante com sua incansável busca na produção de artigos saudáveis.

Apesar de tímido, o TEDx Campos cumpriu seu papel. A interação foi pouca, o tempo limitador, mas o evento conseguiu reunir importantes nomes da área gastronômica e deixou no ar a importante questão relativa ao futuro da alimentação: estaríamos passando por uma quebra de tradição e se desvinculando de nossas raízes culturais ao preferir uma pizza congelada ao corriqueiro arroz com feijão? A pergunta pode até lembrar o desenho animado futurista dos anos 60, Os Jetsons, mas está longe de ser ficção. Infelizmente.

Sobre o TED

O TED existe desde 1984 e conferências deste tipo já foram realizadas por todo o mundo, com os mais diversos temas. O TEDx tem um formato menor, pode ser organizado de maneira independente, mas precisa seguir regras como a seleção da plateia e as apresentações curtas. No TEDx Campos cada palestrante falou por 12 minutos em um auditório com público selecionado de pouco mais de 100 pessoas.





    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.