Tamanho do texto

Conheça as propriedades, uso e curiosidades relacionadas a esta erva

Estragão
Nome científico: Artemisia dracunculus

Apresentação

Folhas frescas ou secas. O estragão seco tem maior concentração de aroma e sabor, no entanto, ele é mais agradável quando fresco

Usos

Além de temperar, confere características aromáticas aos alimentos. De aroma forte, seu sabor adocicado e ao mesmo tempo picante assemelha-se ao do anis. Usado no preparo de molhos, pratos com ovos, frango, saladas e sopas. O estragão tem um gosto picante que ajuda a realçar alimentos sem muito sabor. O estragão dá muito sabor em carnes fortes como as de cabrito e carneiro.

Muito usado no preparo de vinagres de vinhos brancos. Quando misturado a outros temperos, aconselha-se usar o estragão em pequenas quantidades, pois o seu aroma pode anular o dos outros. Muito usada na cozinha francesa, em molhos como o béarnaise, tártaro, gribiche, ravigote, Vincent. Use-a com parcimônia quando fresca, pois tem sabor picante e adocicado.

Curiosidade

Alguém de imaginação fértil associou o formato das folhas de estragão à língua de um...dragão! Vem daí o nome científico da planta, que aproveita a palavra latina dracunculus, ou 'pequeno dragão'.

Nomes em outras línguas

Inglês: tarragon

Italiano: dragoncello

Francês: estragon