Tamanho do texto

Conheça a bebida tão encorpada quanto saborosa, uma delícia vitaminada para refrescar e servir aos amigos

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535087421&_c_=MiGComponente_C

Não se trata apenas de um suco comum. Um smoothie é mais que isso. É uma que bebida se tornou muito popular nos Estados Unidos nos anos 1960 (diga-se de passagem, muitas das receitas vinham do Brasil, com deliciosas frutas tropicais) e que seguiu fazendo sucesso com sua combinação de frutas, sorvetes, iogurtes e outros ingredientes que se juntavam perfeitamente para refrescar o paladar. Hoje, os smoothies continuam na moda ¿ e, com o tempo, só ganharam em modernidade e sabor.

*Aprenda a fazer três receitas deliciosas de smoothies

A chef Carole Crema, criadora das receitas da rede de restaurantes Wraps, famosa pelos smoothies do cardápio, explica que a bebida ideal precisa alinhar características entre as frutas e o sorvete ou o sorbet utilizado ¿ e adicionar um componente mais líquido para manter as características do smoothie, como a consistência, ou para contrapor o sabor, evitando sabores muito fortes e enjoativos.

O gelo normalmente é adicionado para influenciar nessa consistência, diz Carole. Tudo depende das combinações, mas ingredientes crocantes para finalizar são bem-vindos (como semente ou granola) e causam uma sensação diferente durante o consumo. Vale usar também aromas, essências e até algumas combinações com legumes, flores, ervas e caldas, completa a chef.

Por serem bebidas frias, de característica refrescante, os smoothies combinam muito com verão e os dias mais quentes. Mas também é possível servi-los em dias frios ¿ lembrando sempre de fazer as combinações adequadas para esse clima. É bom, ainda, combinar a bebida com os demais pratos servidos.

E isso pode acontecer em diversas ocasiões, pois a informalidade do smoothie vai bem em uma festinha infantil, mas também é interessante para jantares ou almoços, ou mesmo no dia-a-dia, para compor o café da manhã.

Além de refrescantes, os smoothies costumam ser leves e ter baixo valor calórico e de gorduras, diz Carole Crema. Por conter frutas, normalmente dois tipos delas, eles são ainda boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Gostoso e ainda saudável? É hora de experimentar um smoothie, não é, não?

A chef Carole Crema ensina três receitas de smoothies deliciosos para os dias quentes que já começam a se anunciar.

Leia mais sobre: smoothies

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.