Tamanho do texto

Na programação do Film&Cook, a cozinha se mistura à sétima arte, com a presença de importantes chefs espanhóis como Aduriz e Adrià


Começa hoje o primeiro festival de cinema e gastronomia de Barcelona. Nem bem começou e já deu certo. Alguns indicativos: ingressos esgotados para quase todas as sessões (os tíquetes custam entre 8 e 12 euros), presença confirmada de alguns dos maiores chefs do país, localização perfeita - em pleno centro da cidade, num convento do século 16 convertido em centro cultural. E por último, mas não menos importante: nesta Espanha que pena com a crise econômica, parece que uma das poucas coisas que faz as pessoas se movimentarem é a gastronomia.

O programa mistura documentários inéditos, filmes de ficção passados na cozinha ( Soul Kitchen , de Fatih Akin, e Dieta Mediterrânea , de Joaquín Oristrell, entre eles) e demonstrações de chefs. Apresentações comuns em eventos para profissionais da área, mas praticamente vetadas ao grande público, a participação dos chefs é a grande sacada do festival. Os gêmeos Sergio e Javier Torres, do catalão Dos Cielos e do Eñe (com endereços em São Paulo e no Rio), cozinham no domingo. Pere Planagumà, do Les Cols , na sexta. Ao todo, são dez demonstrações e mais três debates. Os mais concorridos deles serão realizados no domingo, quando participam Ferran Adrià e Carme Ruscalleda, a mulher com mais estrelas Michelin no mundo.

Há também sessões menos ortodoxas. No sábado, por exemplo, o horário coruja (23h) é com 24 Hour Party People , seguida de demonstração de coquetelaría e DJ. Na abertura, assistiremos à estreia do documentário Mugaritz, La Cocina Inacabada , sobre o processo de reconstrução do Mugaritz (duas estrelas no Michelin), do chef basco Andoni Luis Aduriz, que foi destruído pelo fogo no ano passado. Em seguida, debate com o cozinheiro acompanhado de uma degustação de vinhos. Logo depois, a première na Espanha do El Bulli, Cooking in Progress , documentário do alemão Gereon Wetzel, que passou dois anos seguindo a equipe do restaurante.

Ainda que você não esteja em Barcelona, vale ficar de olho na programação. Ali está uma ótima compilação de filmes “a ver”. Saiba mais aqui: www.filmandcook.com

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.