Tamanho do texto

E por que não? Hoje existem no mercado muitas empresas especializadas em servir festas de todos os tipos ¿ e alguma certamente vai fazer a sua cabeça

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535065383&_c_=MiGComponente_C

Pode ser para uma festa de casamento com 300 convidados, mas também pode ser para um jantar de oito amigos íntimos. Hoje, o serviço de buffet não se restringe mais ao medalhão com molho madeira para centenas de pessoas. Contratar chefs para eventos de todo tipo, para muitas ou poucas pessoas e com refeições de diversas especialidades já é possível ¿ e muito divertido.

A ideia de contratar um buffet para um simples jantar pode parecer megalomaníaca, mas não é. A princípio, o valor (normalmente fixado em um valor de partida e depois por convidado, mas quanto menos pessoas, maior o custo individual) é razoável quando se trata de uma festa para ficar memorável. A chef Adriana Cymes, proprietária do buffet Arroz de Festa é uma defensora do buffet para ocasiões diversas.

Hoje em dia, é muito raro as famílias terem aquela cozinheira de forno-e-fogão, como havia antigamente. Em compensação, é muito comum todos na casa trabalharem demais e ficar impossível parar para preparar um jantar para um número maior de convidados em cima da hora. Nesses momentos, contratar um serviço de buffet é a melhor pedida. Fazemos e servimos tudo ¿ e nem sobra louça para lavar no final, diz a chef.

No Arroz de Festa, o valor de partida para o buffet fica em R$ 3.500. Mas tudo pode ser feito, com o contratante escolhendo cardápio, bebidas, etc.. Adriana Cymes conta que, uma vez, uma cliente queria fazer uma festa em casa no dia de um eclipse lunar. E tudo precisava estar no tema, com queijos em forma de lua e divertidos docinhos temáticos.

As ocasiões não faltam. Ao receber um convidado que todos os demais não veem há muito tempo, por exemplo, contratar um buffet torna o encontro tão elegante quanto marcante (e sem dar trabalho). Já se a ideia é reunir todo um departamento do escritório para um encontro especial, o buffet contratado também leva vantagem sobre uma mesa reservada em restaurante, por exemplo, para unir mais o grupo em um ambiente mais focado.

Novidades, nessa área, não param de surgir. Já existem chefs que levam consigo todo um aparato para fazer mais do que um jantar, mas um show gastronômico. Marco Zeni, chef italiano que vive em São Paulo há quase 15 anos, promove essas festas particulares.

Sei que, quando contratam meu serviço para festas em pequenos salões, ou mesmo na casa das pessoas, elas querem uma noite diferente, glamourosa, diverte-se Marco. Então invento sempre algo diferenciado, como apostar somente em receitas asiáticas, preparar dezenas de drinques inovadores ou usar de pequeníssimas porções, para um menu-degustação.

Adriana Cymes dá ainda uma ótima dica: nosso valor de partida já é um pouco alto porque estamos há muitos anos no mercado, temos uma excelente estrutura e temos muito know-how. Mas existem muitos estudantes saindo das faculdades de gastronomia, ótimos chefs, que podem preparar eventos assim com qualidade e criatividade. É pesquisar e apostar.

Claro que é sempre importante estar atento ao contratar um serviço de buffet. Ao escolher o fornecedor, é bom se certificar sobre a qualidade do serviço como um todo, pois isso é tão importante como a qualidade das refeições em si.

Saber quem é o chef e quais suas referências, saber se os garçons são profissionais, conhecem o trabalho e movimentam-se com delicadeza e simpatia, estar atento a custos extras e possíveis imprevistos; tudo isso é crucial para o sucesso da festança ¿ seja ela grande, pequena ou completamente fora dos padrões.


Buffet Arroz de Festa  - telefone: 4702-6029

Leia mais sobre: buffets

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.