Tamanho do texto

Confira oito preparações geladíssimas, todas feitas com espumante

Os espumantes são indispensáveis nas comemorações de fim de ano. Das populares cidras aos sofisticados champanhes, é sempre bom ter por perto uma taça para brindar o ano que começa. Mas, para quem deseja dar um colorido especial à celebração, ou mesmo variar no sabor do brinde, existem diversas opções de drinques que levam a borbulhante bebida. Dos clássicos, como o bellini e kir royale, a opções criativas feitas até com chá verde, o iG Comida selecionou oito receitinhas para tornar seu ano-novo ainda mais festivo. É para fazer e servir na hora da virada: 3, 2, 1...

Kir royale   |  Coquetel de champanhe   |  Bon jour   |  Berries fizz
Mimosa   |  Aperol spritzz   |  Bellini   |  Sparkling green tea


MiGComponente_C:undefined Kir royale
É um drinque que evoluiu, para tornar-se um dos mais sofisticados da coquetelaria. Tudo começou com o kir, feito com vinho branco bem seco. Depois, virou praxe usar espumante, que ganhou nomenclatura própria.

Ingredientes
1 taça de espumante
1 gota de creme de cassis

Modo de fazer
Sirva uma taça de espumante e pingue uma gota de cassis, que vai dar um toque adocicado e uma coloração especial à bebida. É ideal para ser servido como aperitivo.










MiGComponente_C:undefined Coquetel de champanhe
Pouco conhecido no Brasil, é um coquetel bastante consumido no mundo todo, mais uma criação dos anos 1940, sendo um dos preferidos dos artistas da época.

Ingredientes
1 cubo de açúcar
2 gotas de Angostura
25ml de brandy
Espumante seco (brut) para terminar de encher o copo
Cereja para decorar

Modo de fazer
Coloque o cubo de açúcar numa taça flûte e pingue as gotas de Angostura. Acrescente o brandy e mexa. Complete com o espumante, decore com a cereja e sirva imediatamente.







MiGComponente_C:undefined Bon jour
É um dos criativos drinques com espumante do bar paulistano Wall Stret e traz uma controversa reunião de sabores – além de um nome sugestivo. Para amar ou odiar.

Ingredientes
70ml de suco de melancia
10ml de xarope de menta
Xarope de canela a gosto
Espumante brut para completar a taça

Modo de fazer
Coloque o suco de melancia e o xarope de menta numa taça flûte e complete com o espumante. Salpique um pouco de canela na superfície.









MiGComponente_C:undefined Berries fizz
Essa criação do bar Astor, em São Paulo, leva um purê de frutas trabalhoso, mas compensa no sabor. O charme extra vem com a decoração: o drinque é finalizado com duas cerejas e um galho de alecrim.

Ingredientes
1 colher (sopa) de framboesa
5 morangos
10ml de calda de cereja
1 colher (chá) de limão siciliano
20ml de vodca
15ml de suco de cassis
Prosecco para completar a taça

Modo de fazer
Macere todos os ingredientes de frutas (framboesa, morango, suco de limão-siciliano, calda de cereja e suco de cassis) e coe duas vezes. Coloque em um copo flûte, complete com a vodca e o prosecco. Decore com cerejas e alecrim.




MiGComponente_C:undefined Mimosa
Diz a lenda que foi Alfred Hitchcock quem inventou este drinque para servir a um grupo de amigos que sofriam de ressaca. O feito teria sido nos idos de 1940, em um restaurante chamado Jack, em São Francisco, Estados Unidos.

Ingredientes
½ taça de espumante
½ taça de suco de laranja fresco
Algumas gotas de Grand Marnier (opcional)

Modo de fazer
Faça o suco de laranja e coe. Sirva meia taça de espumante e complete com o suco de laranja. Se quiser, coloque algumas gotas de Grand Marnier.










MiGComponente_C:undefined Aperol spritzz
Servido no bar e restaurante paulistano BottaGallo, o drinque contempla duplamente a Itália, que inspira o menu da casa, com o uso do Aperol (um aperitivo italiano semelhante ao Campari) e do prosecco.

Ingredientes
3 fatias de laranja
50ml de Aperol
Gelo e prosecco até completar a taça

Modo de fazer
Distribua as três fatias de laranja dentro de copo longo com o gelo até a borda. Acrescente o Aperol e o prosecco até completar. Decore com um twist de laranja (uma fatia da casca torcida).









MiGComponente_C:undefined Bellini
Teve sua origem no lendário Harry’s Bar, de Veneza, nos anos 1940. A regra de ouro para fazer um Bellini perfeito é usar pêssegos sempre maduros e frescos para fazer o suco.

Ingredientes
½ pêssego sem pele
Espumante branco para completar a taça

Modo de fazer
Em um liquidificador ou mixer, bata o pêssego até obter a consistência de um purê. Coloque-o em uma taça flûte e verta o espumante necessário para completar a taça, mexendo suavemente. Sirva em seguida.










MiGComponente_C:undefined Sparkling green tea
É uma criação do bar do hotel Emiliano, em São Paulo. Feito com chá verde, faz parte das três opções de drinques com chá que a casa desenvolveu e que tem um preparo meticuloso.

Ingredientes
1 taça de champanhe ou espumante
1 colher (chá) de licor de chá*
2 colheres (sopa) de açúcar

*Licor de chá
300ml de água
2 colheres (chá) de açúcar
4 colheres (chá) de chá verde

Modo de fazer
*Prepare um xarope consistente usando 150 ml de água e 2 colheres de açúcar. Leve essa mistura ao fogo até atingir a consistência de mel.

Prepare uma infusão de chá bem concentrada, com 150 ml de água e quatro colheres de chá, respeitando o tempo de infusão de cada chá (2 minutos para o chá verde).

Misture 100 ml dessa infusão de chá a 200 ml do xarope. Deixe esse licor descansar por pelo menos um dia. Na hora do brinde, coloque o espumante ou o champanhe na taça, acrescente 1 colher do licor de chá e sirva imediatamente.

Dicas importantes : caso o licor fique muito líquido, reduza por mais tempo. Respeite o tempo certo de infusão do chá, para não amargar

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.