Tamanho do texto

Vai bebericar, mas quer manter a linha? Não exagere nas doses ¿ e nem nas calorias

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535071480&_c_=MiGComponente_C

É verdade: a maioria das pessoas não senta à mesa do boteco e fica contabilizando quantas calorias acabou de consumir naquela dupla de cervejas geladas. Mas até deveria. Bebidas alcoólicas , além de embriagar, podem render um efeito extra: o aumento da cintura .

O álcool traz consigo alto valor calórico ¿ e escolher beber apenas uma dose do seu uísque predileto, por exemplo, pode contar cerca de 240 calorias goela adentro. É o mesmo que comer duas fatias generosas de bolo caseiro.

E também é verdade que ninguém é de ferro ¿ e passar toda a festa bebericando água enquanto o pessoal está mandando ver nos drinques coloridos é muito difícil.

Nem por isso é preciso ir na onda e se encher de bebidas gordas. Basta substituir. O vinho branco doce , por exemplo, soma 170 calorias; o vinho rosé, igualmente saboroso, conta apenas 93 calorias. É questão de economia.

Quando a reunião for particular, então, melhor ainda: nada mais bacana que surpreender os convivas com bebidas deliciosas, de baixas calorias e diferentes da cerveja básica (150 calorias a cada latinha, sem querer chatear...).

O barman Germano Luz, 15 anos de experiência no ramo, diz que fazer a troca não é perda alguma. Sabendo misturar bem os ingredientes para os drinques, é possível maneirar nas calorias e ainda assim ter o efeito desejado de uma bebida interessante.

Ao preparar um Collins , um tradicional drinque bebido pelos ingleses, por exemplo, basta retirar o licor de laranja, que costuma ser usado no preparo normal da bebida.

Já o Spritzer , muito popular na Alemanha e na Áustria, é um drinque que pode se tornar uma forma diferente de beber vinho ¿ e menos calórica também, já que leva menos vinho e mais club soda. Anote algumas receitas para a próxima festinha light.

Vinho tropical (120 calorias por copo)
1 copo de suco de melancia
1 copo de suco de melão
1 copo de vinho branco
1/2 colher (sopa) de adoçante
Gelo a gosto
Bolinhas de melancia e melão para decorar

Em uma coqueteleira, misture os sucos, o vinho, o adoçante e o gelo. Sirva (rende duas pessoas) e decore mergulhando as bolinhas de fruta nas taças.

Collins (80 calorias por copo)
1 dose de gim
3 colheres (chá) de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar
Cubos de gelo
Club soda

Coloque em uma coqueteleira o gim, o suco de limão e o açúcar. Junte cubos de gelo e agite bem. Coe a mistura em um copo mais alto e complete com club soda. Se quiser, decore com a rodela de limão.

Spritzer (90 calorias por copo)
3/4 xícara de vinho branco seco
Club soda
1 lasca de limão

Ponha o vinho em um copo alto. Encha com cubos de gelo e compete com club soda (ou soda cristal). Mergulha a com a lasca de limão.

Espumante com frutas (115 calorias por copo)
2 morangos picados
4 bolinhas de melão
3 uvas-itália
1/2 dose de licor de pêssego
1/2 colher (sopa) de vodca
Espumante tipo seco
Gelo moído

Já na taça, misture as frutas, o licor, a vodca e o gelo picado. Complete o copo com espumante e, se quiser, decore o copo com morangos ou outra fruta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.