Tamanho do texto

Profiteroles, crepes, cremes de abacate e de papaia com cassis. Confira as receitas desses antigos conhecidos e viaje no tempo

Massa fininha, calda quente de chocolate, crocante de amendoim e sorvete: receita do Bibi Crepes
Fernando Mafra/Divulgação
Massa fininha, calda quente de chocolate, crocante de amendoim e sorvete: receita do Bibi Crepes
Mesmo com jeitinho sofisticado e de origem francesa, profiteroles e crepes são sobremesas das mais conhecidas. Mas nem sempre foi assim. Elas apareceram nas mesas brasileiras no comecinho dos anos 80 com status de iguaria e logo viraram febre. Hoje, ganharam charme extra na condição de vintage, retrô. E continuam fazendo sucesso.

Conheça também:
Veja aqui receitas de pratos salgados em estilo retrô

Enquanto profiteroles podem ser encontrados em cardápios de inúmeros restaurantes, os crepes ganharam casas específicas e uma infinidade de versões. Eduardo Zampier, responsável pelo cardápio do Bibi Crepes, casa integrante da rede carioca Bibi Sucos , faz a receita tradicional há dez anos. “O crepe se popularizou muito na última década. Tanto que criamos versões doces, com farinha integral, frutas, amendoim. Os jovens adoram”, diz ele.

Receita tradicional de creme de abacate
Divulgação
Receita tradicional de creme de abacate
Outra sobremesa supertradicional que a moçada gosta é o creme de papaia com licor de cassis. No também carioca Garden , o sorvete batido com fruta está no cardápio há quase trinta anos. “Tanto a receita quanto a apresentação do doce, em taças de vidro, é a mesma, há décadas”, conta Jorge Renato Thomaz, chef da casa. “Incluímos também uma versão moderna no menu: de manga. Mas não há como deixar de lado o familiar creme de mamão, como era chamado antigamente.”

Curta o iG Comida no Facebook e no Twitter

Menos popular entre os mais jovens, o creme de abacate ainda faz sucesso com os mais velhos. No Bar Astor , com filiais em São Paulo e no Rio de Janeiro, agrada o pessoal que já passou dos 30. “Os pais e avós pedem e as crianças experimentam”, afirma André Lima, responsável pelo cardápio da casa. “Embora não seja campeão de pedidos, é um divertido ‘déjà vu’.” Aproveite a onda retrô e prepare as receitas docinhas que o iG Comida selecionou. Vale ainda caprichar na trilha sonora e chamar os amigos de infância para o jantar.

Aprenda a fazer as receitas retrô:
Creme de abacate

Crepe Suzette
Creme de papaia

Profiteroles, receita do La Casserole, em São Paulo
Crepe de chocolate com crocante e sorvete de creme 

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.