Tamanho do texto

Conheça melhor as funções de certos alimentos que são figuras carimbadas quando se fala de azia e prisão de ventre

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=comida%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237535072240&_c_=MiGComponente_C

Leite
O leite alivia a queimação para algumas pessoas, mas, por conter muito cálcio e proteínas que estimulam a secreção ácida do estômago, é recomendado apenas um copo, uma a duas vezes ao dia, preferencialmente não à noite.

Café
Um cafezinho depois do almoço e outro depois do jantar não costumam causar grandes problemas para a maioria. O que não é recomendável é tomar café o tempo todo, o que pode irritar o sistema digestivo.

Alimentos vivos
Praticar uma dieta rica em vegetais crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes é essencial tanto para acalmar o estômago quanto para melhorar o trânsito intestinal. Nutricionistas recomendam que 50% da dieta diárias seja composta deles.

Fibras integrais
Alimentos oleaginosos e sementes ¿ como avelãs, amêndoas, nozes, gergelim ¿ são ricos em fibras e ajudam muito o sistema digestivo. Melhor ainda são aqueles ricos em fibras insolúveis (cereais integrais como aveia, trigo, pães, massas e arroz). Eles atuam como laxantes naturais e, como retêm líquidos, atuam no intestino grosso favorecendo o trabalho dos intestinos.

Líquidos
É vital consumir diariamente cerca de 6 a 8 copos de líquidos, entre sucos, chás e água.

Massas e doces
Crianças também podem sofrer com problemas no sistema digestivo, principalmente prisão de ventre. Massas e doces em excesso costumam ser os vilões dessa disfunção nos pequenos. Pais e mãe atentos devem preferir dar às crianças alimentos que ajudem a regular o intestino, como frutas e verduras cruas e iogurtes com probióticos, além de fazer uma boa hidratação com água e sucos de frutas (sem coar, para manter mais fibras).

Saiba como "fazer as pazes" com o intestino .

Leia mais sobre: sistema digestivo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.