Tamanho do texto

Confira também três receitas básicas para fazer em casa

É comovente ver um naco de manteiga se derreter sobre uma fatia de pão quentinho, recém-saído do forno. A cena instiga o paladar para uma receita tão simples quanto elementar. Segundo a obra Pão da Paz (Boccato/Editora Senac, 2005) há registros de que populações da Mesopotâmia já cozinhavam pães sobre pedras e fogueiras, simples massas de cereais umedecidos. Mais tarde, os egípcios descobriram o uso do fermento e, na Antiguidade, Grécia e Roma assistiram ao advento das primeiras padarias públicas. "Ter um mageiro (termo usado para padeiro na época) em casa era símbolo de poder", diz Sandro Dias, professor de história da gastronomia do Senac em São Paulo. Durante a Idade Média, o pão alimentou nobres e aldeões, se sofisticou, ficou mais alvo e macio, feito com farinha branca de trigo. Nesse período, o forno ficava na casa dos senhores feudais como forma de controle da população.

Entre atacar os pães quentinhos na padaria e dedicar-se ao lúdico processo de preparar a massa, sovar e assar o pão em casa enquanto pensa na vida, escolhemos hoje o segundo método. Para fazer com as próprias mãos, sem ajuda de máquinas. Reunimos nesta reportagem algumas receitas simples de pães caseiros, salgadas e doces. Quem ensina a preparar é o chef e professor Alexandre Righetti, do hotel-escola do Senac em Campos do Jordão. Segundo Righetti, as massas, depois de assadas, duram pelo menos dois dias sem endurecer. No quadro acima, consulte também dez passos que valem tanto para fórmulas de açúcar quanto de sal.

Nessas receitas, vale a regrinha mais básica para saber quando o pão fermentou e está pronto para ir ao forno: fazer uma bolinha da massa sovada e colocar dentro de um copo com água. A bolinha pesada vai afundar e, com o tempo e a fermentação, subirá para a superfície do copo. Quando subir totalmente, e aumentar de tamanho, a massa estará no ponto.

(*) com reportagem de Larissa Januário, especial para o iG São Paulo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.